Comunidade Manchete

Praias do Sul da Flórida são fechadas devido à maré vermelha

Red tide é uma aglomeração de algas que muda a cor da água e causa problemas respiratórios e mortandade de peixes; testes para a praia de Deerfield Beach ainda estão pendentes

Testes para red tide deram positivo em Haulover Inlet
Testes para red tide deram positivo em Haulover Inlet

A temida maré vermelha (red tide) chegou ao condado de Miami-Dade. Testes confirmaram a presença dessas algas tóxicas em Haulover Inlet e a região está fechada por tempo indeterminado. A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar. As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração.

As algas em questão sobem para a superfície por motivos variados, como as mudanças de temperatura nas águas dos mares, a alteração dos níveis de salinidade presentes nas águas, bem como o despejo de esgoto e despejos diversos nas águas do mar. Com base nestes fatores, as algas crescem rapidamente, deslocando-se para a superfície.

Nos últimos meses, as autoridades vêm lutando para conter a proliferação dessas algas nas praias da região oeste. O governador Rick Scott chegou a declarar situação de emergência em diversas cidades depois que milhares de peixes apareceram mortos. O turismo também sofreu as consequências.

“Estamos fechando essas praias por precaução, para que nossos moradores e visitantes não sejam afetados. Vamos continuar trabalhando em conjunto com o Fish and Wildlife Conservation Commission e tomar todas as medidas necessárias para conter o avanço dessas algas”, disse o prefeito de Miami-Dade, Carlos Gimenez.

Testes em Deerfield Beach

A Cidade de Deerfield Beach informou em comunicado que as águas do mar foram submetidas a testes na segunda-feira (1), mas os resultados ainda estão pendentes. A prefeitura reforça que a red tide é um fenômeno raro na costa leste, sendo mais comum no Golfo do México.

A prefeitura ressalta para as pessoas evitarem ir à praia até que o resultado dos testes seja divulgado. Algumas pessoas em contato com água podem sentir dificuldade para respirar. A vida marinha também sofre com a maré vermelha e milhares de peixes já morreram na costa da Flórida.

Praias fechadas em Palm Beach

Diversas praias do condado de Palm Beach e Martin County foram fechadas para que sejam realizados testes na água do mar. Banhistas reclamaram de dificuldade para respirar depois de ir à praia e as autoridades decidiram investigar se a red tide (maré vermelha) invadiu as praias da região, como aconteceu na Costa Oeste do Estado. No sábado (29), as praias de Lake Worth, Lantana, Jupiter, Palm Beach, Palm Beach Shores e Riviera Beach foram fechadas.

Em Boynton Beach a praia também foi fechada por suspeita de red tide. Segundo o jornal Sunsentinel, peixes mortos foram vistos ao longo da praia deserta. As praias de Boca South Inlet Park e Ocean Inlet e Gulfsteam parques em Boca Raton também estão fechadas por precaução.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo