Manchete Notícias

Prefeita de Oakland, na Califórnia, avisa imigrantes sobre blitz do ICE e ‘salva’ pelo menos 800

Diretor do ICE ficou furioso com atitude da prefeita, que disse que não se arrepende

Prefeita de Oakland, Libby Schaaf avisou aos imigrantes sobre operação do ICE
Prefeita de Oakland, Libby Schaaf avisou aos imigrantes sobre operação do ICE

Defensora ferrenha da causa imigrante, a prefeita de Oakland, na Califórnia, evitou a prisão de pelo menos 800 imigrantes indocumentados pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), depois de avisá-los sobre uma blitz que aconteceria no local.

Libby Schaaf soube com antecedência da realização de uma operação do ICE e avisou a comunidade pela televisão. Ela disse que se sentiu na obrigação de avisar as pessoas da Bay Area que as blitz aconteceriam. “Soube por múltiplas fontes que o ICE vai realizar uma operação na região. Minha intenção não é causar pânico e sim informar”, disse a prefeita.

O diretor do ICE, Thomas Roman, ficou furioso com a decisão da prefeita e disse que pelo menos, 864 ‘criminosos’ conseguiram fugir graças à prefeita. “Mais de 800 criminosos conseguiram fugir, ela avisou e nós não conseguimos prendê-los”, disse Roman à FOX.

“A administração Trump está tentando distrair o povo americano, tentando convencê-los que os imigrantes são pessoas perigosas. Isso está longe de ser verdade e é baseado em racismo”, disse a prefeita.

Na operação, 150 pessoas foram presas em três dias. Há duas semanas, 212 imigrantes indocumentados foram detidos na região. No Texas, 145 foram presos em sete dias de operação em fevereiro.

O ICE informou que metade dos presos têm passagem pela polícia ou já cometeram crimes, outros violaram as leis imigratórias, como passar o tempo do visto, direção sem carteira de habilitação ou sob influência de álcool. (Com informações do The Washington Post).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo