Estados Unidos

Presidente Biden comete gafe em eventos de campanha ao afirmar que conversou com líderes falecidos

Biden disse que “Helmut Kohl”, que morreu em 2017, lhe perguntou em 2021, meses após o motim de 6 de janeiro, como reagiria diante da invasão do Parlamento britânico

Biden confunde líderes de outros países. Foto: Yahoo News

Durante uma série de eventos de arrecadação de fundos em New York na quarta-feira (7), o presidente Joe Biden, cometeu uma gafe ao referir-se duas vezes ao falecido chanceler alemão Helmut Kohl em vez da ex-chanceler Angela Merkel. Biden detalhava uma conversa que aconteceu em 2021, meses após o motim de 6 de janeiro. Biden disse que “Helmut Kohl”, que morreu em 2017, lhe perguntou como reagiria se lesse sobre pessoas que invadiram o Parlamento britânico e mataram oficiais “para impedir a eleição de um primeiro-ministro”. Merkel participou da cúpula de 2021 no Reino Unido. A Casa Branca não se manifestou sobre os comentários confusos do democrata.

Esta não é a primeira vez na semana que o presidente Biden se confunde ao lembrar-se de líderes europeus falecidos. No domingo, durante um evento em Las Vegas, Nevada, ele confundiu François Mitterrand, ex-presidente francês falecido em 1996, com o atual presidente francês, Emmanuel Macron, ao recontar um encontro com o líder francês durante o seu primeiro ano de mandato.

Uma pesquisa da NBC News realizada no mês passado revelou que 76% dos eleitores, incluindo metade dos democratas, estão preocupados com a saúde física e mental do presidente. No entanto, é importante notar que essa não é uma situação exclusiva de Biden, já que seu possível adversário em 2024, o ex-presidente Donald Trump, também enfrenta críticas semelhantes.

Em um comício de campanha no mês passado, Trump confundiu a deputada Nancy Pelosi com a rival republicana Nikki Haley. Haley aproveitou o erro de Trump para questionar sua aptidão mental, enquanto lançava críticas tanto ao ex-presidente quanto a Biden por suas idades avançadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo