Mundo

Presidente do México cancela encontro com Trump

Encontro seria no próximo dia 31; anúncio foi feito após presidente americano falar que México pagaria por muro e Peña Nieto negar

Presidente do Mexico cancelou encontro com Trump
Presidente do Mexico cancelou encontro com Trump

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto cancelou o encontro que teria com Donald Trump na terça-feira (31).

“Nesta manhã informamos à Casa Branca que não participarei da reunião de trabalho programada para a próxima terça com o @POTUS (presidente dos EUA)”, postou Peña Nieto em sua conta no Twitter.

Trump assinou na quarta-feira (25) uma ordem executiva para iniciar a construção de um muro na fronteira com o México, uma das principais e mais polêmicas promessas de campanha do republicano. E afirmou que o México vai pagar pelo muro.

Após a assinatura, em rede nacional de televisão, Peña Nieto disse que lamentava e reprovava a decisão, e reiterou que seu país não pagará pela construção do muro, como defendia Trump. “O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro”, declarou.  Peña Nieto também ordenou que os 50 consulados mexicanos nos EUA reforcem suas medidas de proteção e “se convertam em autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes”. No vídeo, ele não falou sobre a viagem a Washington.

Mais cedo, Trump afirmou que Peña Nieto deveria cancelar sua visita a Washington, se o México se recusar a pagar pelo muro.

“Os EUA têm um déficit de $60 bilhões com o México. Tem sido um acordo de apenas um lado desde o início do Nafta, com números massivos de empregos e empresas perdidas. Se o México não quer pagar pelo tão necessário muro, seria melhor cancelar o encontro”, escreveu Trump no Twitter.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo