Estados Unidos

Prévias em mais seis estados podem decidir chances de Biden e Sanders

Pesquisas mostram que Joe Biden deve sair vencedor em disputa de votos nesta terça-feira (10)

Joe Biden e Bernie Sanders disputam vaga pelo Partido Democrata para enfrentar Trump em novembro (Foto Reprodução CNN)

Seis estados realizam primárias do Partido Democrata nesta terça-feira (10) nos Estados Unidos. Os resultados da disputa de hoje devem decidir as chances de Joe Biden e Bernie Sanders de enfrentar Trump nas eleições presidenciais de novembro.

As eleições serão realizadas em Washington, Dakota do Norte, Idaho, Michigan, Mississippi e Missouri.

Segundo pesquisas mais recentes, a tendência é que Biden consolide seu novo favoritismo, conquistado depois da Super Terça, na semana passada, quando levou a melhor em dez estados dos 14 que votaram. De acordo com média de pesquisas nacionais compiladas pelo site RealClearPolitics, ele abriu 16 pontos de vantagem, e hoje tem 51,3 pontos, contra 45,3 de Sanders.

O ex-vice-presidente também aparece à frente em pesquisas nos três estados com maior número de delegados desta terça, dois deles com ampla vantagem. Em Michigan, são 25 pontos de diferença (55,3 a 30) e em Missouri, mais de 18 (54,3 a 35,7). A disputa é mais apertada em Washington, com 41,5 a 39,5.

Dos seis estados que votam nesta terça, ao menos três costumam dar preferência a candidatos republicanos nas eleições presidenciais e cinco ajudaram a eleger Donald Trump em 2016. Apenas em Washington – que votou por democratas nas últimas oito presidenciais – ele perdeu para Hillary Clinton.

Dezoito estados já realizaram primárias do Partido Democrata. Joe Biden venceu em 10 deles e conquistou até agora 664 delegados. Bernie Sanders venceu em seis estados e soma 573 – um estado foi vencido por Pete Buttigieg, que desistiu da competição.

Para garantir a nomeação pelo partido, um candidato precisa chegar à convenção, em julho, com 1.991 delegados. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo