Comunidade

Procurado por tentativa de homicídio em Santa Catarina, brasileiro é deportado de Massachusetts

Segundo o anúncio, Eduardo Rocha Dos Santos, 41, foi levado de Massachusetts para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde foi entregue às autoridades competentes

Procurado no Brasil por tentativa de homicídio, Segundo o anúncio, Eduardo Rocha Dos Santos foi deportado dos EUA. Foto: Interpol

O Enforcement and Removal Operations (ERO) de Boston, braço do Immigration and Customs Enforcement (ICE) dos Estados Unidos, informou na semana passada que completou o processo de deportação de um cidadão brasileiro que era procurado por tentativa de homicídio em Santa Catarina, Brasil. Segundo o anúncio, Eduardo Rocha Dos Santos, 41, foi levado de Massachusetts para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde foi entregue às autoridades competentes.

De acordo com o anúncio da ERO, no dia 10 de fevereiro de 2022, Rocha foi preso pela Patrulha de Fronteira dos EUA em El Paso, Texas, acusado de entrar ilegalmente no país. Ele foi notificado para comparecer perante um juiz de imigração e liberado sob fiança. Pouco tempo depois, descobriu-se que Rocha era procurado pelo crime de tentativa de homicídio no Brasil. Em 14 de dezembro de 2022, o ERO Boston localizou Rocha em Revere, Massachusetts, e o notificou para comparecer perante um juiz de imigração. Em 22 de março de 2023, um juiz do  Executive Office for Immigration Review (EOIR) ordenou que o brasileiro fosse removido do país.

A EOIR é uma agência do Departamento de Justiça dos EUA e é separada do Departamento de Segurança Interna e do ICE. Os juízes de imigração desses tribunais tomam decisões com base nos méritos de cada caso individual. Os oficiais do ERO executam as decisões de remoção tomadas pelos juízes federais de imigração.

“A prisão e remoção bem-sucedida deste perigoso fugitivo estrangeiro de nossa comunidade sem incidentes é um crédito para o profissionalismo do ERO em Boston”, disse o diretor do escritório, Todd Lyons. “Nossos oficiais continuam comprometidos em cumprir nossa missão todos os dias. Essa missão continua a ajudar a tornar as comunidades mais seguras e protegidas por meio da identificação e remoção de fugitivos estrangeiros indocumentados que representam uma ameaça à segurança pública”, declarou.

No ano fiscal de 2022, o ERO prendeu 46.396 imigrantes com antecedentes criminais. Neste grupo incluem acusados e condenados por crimes de agressão, violência sexual, crimes com armas, crimes relacionados a homicídios e crimes de sequestro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo