Local Manchete

Professora de Boca Raton é demitida após ameaçar “chamar o ICE” para alunos imigrantes

As denúncias contra a professora foram feitas pelos próprios estudantes e outros funcionários da escola. Ela teve sua licença para lecionar suspensa

Susan Oyer, 54, dava aulas na Boca Raton Middle School desde 1998 (foto: wikimedia)
Susan Oyer, 54, dava aulas na Boca Raton Middle School desde 1998 (foto: wikimedia)

A professora, Susan Oyer, 54, teve sua licença para lecionar suspensa pelo Education Practices Commission depois que uma comissão do distrito escolar de Palm Beach investigou denúncias feitas por estudantes e funcionários da escola de que ela estaria “ameaçando chamar o ICE”, para alunos imigrantes.

A investigação apurou as denúncias por mais de um ano até apresentar um relatório à direção da Boca Raton Middle School, em abril passado. O caso, no entanto, foi tornado público agora.

Segundo os relatórios da investigação obtidos pelo jornal Sun Sentinel, Oyer proferia comentários aos alunos do tipo: “Vou chamar a imigração para você”, “estou surpreso que seus pais não tenham te jogado contra a parede” e “Oh! veja bem, nem é um americano falando”.

Ela trabalhou na escola desde o ano 1998 até a última primavera, quando foi demitida. O Superintendente escolar, Donald Fennoy, teria recomendado seu afastamento durante a apuração das denúncias, mas a decisão não chegou a ser votada pelo Conselho Escolar.      

O relatório estadual também aponta que Oyer insultou estudantes negros durante um teste sobre o “Soul Train”, um programa de dança exibido na TV nos anos 1970. Ela teria chamado os alunos que não souberam as respostas do teste de “uma vergonha para sua raça”, relatou o jornal.

Oyer chegou a ser julgada nos casos anteriores e pagou multa de $750 além de ter as atividades de classe suspensas por tempo determinado, antes de voltar às salas de aula.

Agora, para retomar a profissão ela terá que pagar multa de mil dólares e concluir um curso disciplinatório.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo