Local

Protestos em Cuba desencadeiam demonstração solidária em Miami

A Embaixada dos Estados Unidos em Cuba instou o governo cubano a responder às necessidades de seus cidadãos

Manifestantes em Lilttle Havana (FL) apoiam protestos ocorridos em Cuba. Foto: Miami Herald

Centenas de pessoas se reuniram no domingo (17) para protestar nas ruas de Cuba, gerando uma onda de manifestações também no sul da Flórida no início desta semana. Os protestos em massa começaram em Santiago e em outras cidades, com cidadãos expressando sua frustração com a escassez de alimentos e eletricidade após longos apagões em grande parte da ilha. A Embaixada dos Estados Unidos em Cuba instou o governo cubano a responder às necessidades de seus cidadãos.

Enquanto isso, na área de Little Havana, em Miami, dezenas de pessoas se reuniram em solidariedade com Cuba do lado de fora do Restaurante Versailles. Câmeras capturaram manifestantes agitando bandeiras cubanas e norte-americanas. A prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, juntamente com membros do Congresso, incluindo Carlos Gimenez, Maria Salazar e Mario Diaz-Balart, estão entre os líderes do sul da Flórida que emitiram declarações sobre os protestos, também exigindo mudanças.

“Em 11 de julho de 2021, milhares de cubanos saíram às ruas exigindo liberdade”, disse Gimenez em comunicado no domingo. “Hoje, dia 17 de março, milhares de cubanos saíram novamente às ruas para protestar contra a ditadura assassina de Castro e exigir liberdade, poder e comida. Em resposta, o regime desligou a Internet para impedir que os manifestantes se organizassem e mobilizou sua polícia secreta para brutalizar e prender a oposição. Hoje, mais de 1.000 homens e mulheres corajosos estão sendo presos injustamente por exercerem seus direitos humanos básicos. Após 64 anos de tirania, o povo cubano quer ser livre. Apelo à Administração Biden para que faça a coisa certa e forneça à ilha de Cuba Internet via satélite para pôr fim à repressão do regime ditatorial”, declararam as autoridades da Flórida.

“Como prefeita, estou inequivocamente ao lado do corajoso povo de Cuba em sua busca pela liberdade. Muitos em nossa comunidade conhecem os perigos do comunismo”, escreveu a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo