Negócios

Quais são as pessoas mais ricas do mundo e como elas chegaram ao topo?

Os homens mais poderosos do mundo são identificados pela lista anual criada pela revista Forbes

Jeff Bezos mantém a posição como o homem mais rico do mundo em 2021 (Foto: Mark RALSTON/AFP)
Jeff Bezos mantém a posição como o homem mais rico do mundo em 2021 (Foto: Mark RALSTON/AFP)

Segundo a publicação, em 2021, o número de bilionários aumentou 86% em comparação com o ano passado.

Ao todo, há no mundo 2.755 pessoas com mais de $1 bilhão em patrimônio, o que representa 86% a mais do que no levantamento anterior.

Jeff Bezos, dono da Amazon, o único da lista com fortuna na casa das centenas de bilhões de dólares, segue na frente no ranking dos homens mais ricos do mundo.

O super empresário é seguido pelo Elon Musk, e pelo francês Bernard Arnault, que, junto da sua família, construiu patrimônio suficiente para tomar o posto que até o ano anterior era ocupado por Bill Gates, o fundador da Microsoft.

Os Estados Unidos lideram o ranking dos países com mais bilionários. Dentre os colocados, 724 são norte-americano, 698 são chineses e 16 são brasileiros.

A lista, no entanto, tem espaço para todos os tipos de pessoas e o perfil de ricos tem mudado nos últimos dez anos.

A Forbes elabora o ranking com base no patrimônio líquido, isto é, considerando os ativos e as dívidas, em dólares.

Você sabe o que eles fizeram para chegar ao topo?

Vamos mostrar para você o caminho que cada um seguiu e como você também pode fazer chegar lá.

Quem são os 10 Homens mais ricos do mundo em 2021

O ranking das pessoas mais ricas do mundo é divulgado desde 1987

A soma de todas as fortunas chega a $13,1 trilhões.

  1. Jeff Bezos ($113 bilhões)
  2. Elon Musk ($185 bilhões)
  3. Bernard Arnault ($150 bilhões)
  4. Bill Gates ($124 bilhões)
  5. Mark Zuckerberg ($97 bilhões)
  6. Warren Buffett ($96 bilhões)
  7. Larry Ellison ($93 bilhões)
  8. Larry Page ($91,5 bilhões)
  9. Sergey Brin ($89 bilhões)
  10. Mukesh Ambani ($84,5 bilhões)

#1 – Jeff Bezos

Muito conhecido por ser o fundador da Amazon, em 2021, segundo a Revista Forbes, ele possui $117 bilhões. Em 2020, Bezos liderou o ranking das pessoas mais ricas do mundo com $113 bilhões.

A Amazon foi fundada em 1994 em Seattle. Em julho de 2021 ele deixou o cargo de CEO da empresa para se tornar presidente do conselho administrativo.

Além dessa companhia, Bezos possui a Blue Origin (aeroespacial) e o The Washington Post (jornal).

Ele também é um investidor e, curiosamente, foi um dos primeiros acionistas do Google. Atua por meio do apoio financeiro a pequenas empresas, que hoje são conhecidas, como Uber, Airbnb e Twitter.

Dentre seus investimentos, estão ações das seguintes empresas:

• Twitter

• TeachStreet

• ZocDoc

• NextDoor

#2 – Elon Musk

O empresário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, tem um patrimônio líquido acumulado de $151 bilhões.

No início de 2021, Musk alcançou o topo do ranking de pessoas mais ricas do mundo, ultrapassando Bezos com um patrimônio líquido de $185 bilhões, após o aumento no preço das ações da Tesla (TSLA34).

A Tesla, sua empresa de carros elétricos, no último levantamento (dezembro de 2020) possui uma receita de 31,54 bilhões de dólares.

O empresário ocupa a segunda colocação do ranking de homens mais ricos do mundo seguido por Bill Gates da lista da Forbes.

Musk é um grande entusiasta dos investimentos em criptomoedas. Atualmente o empresário investe nas seguintes moedas digitais:

• Bitcoin (BTC)

• Ethereum (ETH)

• Dogecoin (DOGE)

#3 – Bernard Arnault

Bernard Jean Étienne Arnault é um empresário francês que possui um patrimônio de $150 bilhões de dólares.

Atualmente, ele é o presidente e diretor executivo da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo.

Arnault voltou ao mundo dos negócios após um período afastado através da Boussac, empresa do norte da França que operava na área dos têxteis e era dona da conhecida Dior.

Dessa forma, em 1984, ele fez a sua primeira grande aquisição de empresas. Naquele ano, assumiu a presidência da direção-geral das empresas Financière Agache S.A. e Dior. Reorganizou o grupo Financière Agache, apostando em uma estratégia de desenvolvimento assentado nas marcas de prestígio.

Nos anos seguintes, adquiriu também os champanhes Moët e Krug e a casa Hennessy, de conhaques.

#4 – Bill Gates

Até o ano de 2017, Bill Gates liderou a lista como o homem mais rico do planeta. Atualmente na terceira posição, ele possui patrimônio líquido de $124 bilhões.

A fonte da sua fortuna foi a fundação da Microsoft e, hoje, detém apenas 5% das ações da companhia.

Grande parte do seu patrimônio está investido a partir da Cascade Investment LLC, uma holding que lida com ativos de diversas áreas, como a rede de hotéis Four Seasons, a Berkshire Hathaway e a Ecolab.

Além dos investimentos, Bill Gates é muito conhecido pela filantropia, por meio da Fundação Bill & Melinda Gates – para a qual já doou cerca de $60 bilhões de sua fortuna, em prol de causas humanitárias.

Suas principais ações são concentradas nas seguintes empresas:

• Waste Management

• Canadian National Railway

• Walmart

• Caterpillar

• Berkshire Hathaway.

#5 – Mark Zuckerberg

Muito famoso por ser o criador da rede social mais famosa do mundo, o Facebook. Seu patrimônio é de $97 bilhões. É o mais jovem entre os 10 primeiros colocados do ranking.

Hoje, além do Facebook, é dono das redes Whatsapp e do Instagram, e atualmente mudou o nome da Empresa Facebook, para Meta.

E também investe na bolsa de valores a partir das ações de suas empresas e em outras áreas de interesse. Um dos seus objetivos é doar 99% do valor das ações do Facebook, ao longo da vida, para a filantropia.

#6 – Warren Buffett

Considerado como um dos maiores investidores do mundo, seu patrimônio é de $96 bilhões. Seus investimentos são controlados pela própria holding, a Berkshire Hathaway.

Buffett é a maior prova de que é possível enriquecer na bolsa de valores. A partir da sua holding, ele possui ações de diversas empresas, tais como a Kraft Heinz Company, Coca-Cola e IBM.

Assim como Bill Gates, ele também é filantropo, fazendo doações para a Fundação Bill & Melinda Gates. Um dos seus objetivos é doar mais de 80% da sua fortuna antes do fim de sua vida.

Buffett possui ações em mais de quarenta empresas de vários setores, como:

• Kraft Heinz

• Wells Fargo

• Coca-Cola

• IBM

• American Express

#7 – Larry Ellison

Larry Ellison é cofundador da Oracle Corporation, uma das maiores empresas de softwares e tecnologia do mundo. Atualmente, seu patrimônio é de $93 bilhões.

É um dos acionistas majoritários da Oracle, possuindo aproximadamente 23% da companhia. Além de 35% da empresa NetSuite, que também faz parte da empresa que ajudou a fundar. Um dos seus patrimônios mais curiosos é 98% de uma ilha no Havaí.

#8 – Larry Page

Larry Ellison foi cofundador do Google em 1998 e CEO da Alphabet, controladora do Google, até dezembro de 2019. Atualmente, seu patrimônio é de $91,5 bilhões. Ele é o investidor fundador da empresa de exploração espacial Planetary Resources.

Em 2020, o patrimônio líquido de Page era de $50,9 bilhões e o empresário não estava no ranking das 10 pessoas mais ricas do mundo.

#9 – Sergey Brin

Empresário e investidor, possui patrimônio de $89 bilhões. Brin foi cofundador do Google junto a Larry Page.

O Google abriu o capital em 2004 e após a criação da Alphabet em 2014 iniciou a negociação com a então controladora do Google.

#10 – Mukesh Ambani

Fechando a lista e completando o ranking das 10 pessoas mais ricas do mundo, Mukesh Ambani é um empresário indiano que administra a Reliance Industries, que tem participações em petroquímica, petróleo e gás, telecomunicações e varejo. Sua fortuna é estimada em $84,5 bilhões.

A Reliance Industries foi fundada por seu pai em 1966 e a partir de 2002 Muskesh e seu irmão mais novo Anil, assumiram o comando da empresa.

Na lista dos bilionários divulgada pela Forbes em 2021, há 16 brasileiros

Os 10 primeiros colocados são:

  1. Jorge Paulo Lemann ($16,9 bilhões)
  2. Eduardo Saverin ($14,6 bilhões)
  3. Marcel Hermann Telles ($11,5 bilhões)
  4. Jorge Neval Moll Filho ($11,3 bilhões)
  5. Carlos Alberto Sicupira ($ 8,7 bilhões)
  6. Família Safra ($ 7,1 bilhões)
  7. Alexandre Behring ($ 7,1 bilhões)
  8. Dulce Pugliese de Godoy Bueno ($ 6 bilhões)
  9. Alceu Elias Feldmann ($ 5,4 bilhões)
  10. Luiza Helena Trajano ($ 5,3 bilhões)
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo