Queijo Canastra, de Minas Gerais, é eleito o melhor do mundo por site de gastronomia dos EUA

Único representante brasileiro na disputa de 2022, o 'queijin' de Minas desbancou os tradicionais Grana Padano, Gorgonzola e Pecorino Sardo

0
2296
Quejo Canastra é produzido no sudoeste de Minas Gerais (foto: Instagram)

O queijo produzido na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, é o melhor do mundo; de acordo com um ranking elaborado pelo site americano Taste Atlas. Único representante brasileiro na disputa de 2022, o “queijin” de Minas desbancou os tradicionais Grana Padano, Gorgonzola e Pecorino Sardo, entre outros famosos de todo o mundo. Em segundo lugar ficou o Kalathaki Limnou, da Grécia, e o Graviera Naxiou, também da Grécia, ocupou a terceira posição.

 O Canastra é feito com leite de vaca cru, uma pitadinha de sal, e tem sabor levemente ácido e um pouco adocicado. Estima-se que em toda a região sudoeste de Minas exista cerca de 70 produtores. Em 2008, o método de produção do Queijo Canastra Artesanal, que usa leite de vacas ordenhadas na mesma propriedade em que a queijaria está instalada, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).