Arte & Cultura Cinema/TV

Rachel Weisz entra na disputa pelo Oscar

O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles, teve duas indicações e Dois Filhos de Francisco ficou fora da competição

A cerimônia de apresentação dos candidatos desta 78.ª edição do Oscar começou com uma boa notícia para os torcedores do Brasil, com a indicação de Rachel Weisz como atriz coadjuvante, por seu papel em O Jardineiro Fiel. O filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles, O Jardineiro Fiel, conseguiu quatro indicações no total. Além de melhor atriz coadjuvante, a de melhor roteiro adaptado, por Jeffrey Caine, baseado no livro de John Le Carré; montagem, para Claire Simpson (ganhadora do Oscar por Platoon), e trilha sonora, para Alberto Iglesias. A má notícia ficou por conta de 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, que não entrou na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O grande favorito, O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, obteve oito indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo a de melhor filme, diretor e ator, para Heath Ledger. O filme descreve com poesia um amor intenso e proibido entre dois caubóis, é um desafio ao legendário e indomável caubói “machista” norte-americano e o primeiro “western gay” da história do cinema.

Entre os indicados ao prêmio máximo de melhor filme estão Capote, com a história do escritor e jornalista Truman Capote, autor de A Sangue Frio, o drama Crash, Boa Noite e Boa Sorte, sobre o apresentador de TV Edward R. Murrow e Munique, sobre o atentado que matou atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique de 1972.

Os prêmios serão entregues pela Academia no dia 5 de março, em Los Angeles.

O presidente da Academia, Sid Ganis, acompanhado de Mira Sorvino, atriz vencedora do prêmio em 1995 por Poderosa Afrodite, anuncia a lista dos candidatos ao principal prêmio do cinema mundial.

Os dois anunciaram os nomes e títulos dos cinco candidatos de dez categorias: melhor filme, melhor ator e atriz principal, melhor ator e atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor roteiro adaptado, melhor filme em língua estrangeira e melhor filme de animação, esta última com apenas três indicados

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo