Negócios

Rede de churrascarias Fogo de Chão é vendida para americanos por $560 milhões

A empresa foi criada por brasileiros e tem 38 restaurantes nos EUA e nove no Brasil

A primeira churrascaria Fogo de Chão foi aberta no Brasil em 1979. Atualmente, a rede opera 38 restaurantes nos Estados Unidos e 9 no Brasil
Fogo de Chão Miami

Não há quem resista a um tradicional churrasco gaúcho e essa paixão de brasileiros caiu também no gosto dos gringos. Tanto é que a rede de churrascaria Fogo de Chão, criada em Porto Alegre (RS),  já tem 38 unidades nos EUA e nove no Brasil. A rede de churrascarias foi vendida para a empresa de investimentos Rhône Capital nesta terça-feira (20) por $560 milhões. Criada por brasileiros, a rede já era controlada por investidores americanos desde 2012. As informações são da Reuters.

A oferta da Rhône é toda em dinheiro e os acionistas da Fogo de Chão receberão $15,75 por ação da empresa, valor que representa um prêmio de 25,5% em relação ao fechamento do papel na sexta-feira passada.

“Após um processo de avaliação das opções disponíveis, o conselho de administração está confiante de que esta transação vai dar à Fogo de Chão oportunidade significativa de gerar valor para nossos acionistas e fornecer o melhor caminho adiante para a Fogo de Chão”, disse o presidente-executivo da rede de churrascarias, Larry Johnson, em comunicado.

A aquisição deve ser concluída no segundo trimestre após obter aprovações regulatórias.

Esta não é a primeira vez que a rede é vendida. Em 2012, o fundo de investimentos GP Investments anunciou um acordo para a venda de 100% da FC Holdings, empresa de investimento controladora da Fogo de Chão Churrascaria, por um valor de $ 400 milhões. A compra da FC Holdings foi realizada pelo fundo de investimento Thomas H Lee Partners, dos Estados Unidos.

A Fogo de Chão inaugurou seu primeiro restaurante em 1979 e contava com nove lojas quando a GP Investments e coinvestidores adquiriram uma participação inicial de 35%. Os 65% restantes foram adquiridos em 2011. Atualmente, a rede opera 38 restaurantes nos Estados Unidos e 9 no Brasil e tem duas joint-ventures no México e outras duas no Oriente Médio.

Em 2015, a empresa pediu registro para realizar uma oferta inicial de ações no pregão eletrônico Nasdaq, nos Estados Unidos. A rede de churrascarias precificou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em $20 por ação nos Estados Unidos, avaliando a empresa em $545 milhões.

A história da Fogo de Chão começa em 1979 em Porto Alegre, quando era um simplíssimo espeto corrido e foi adquirida pelos irmãos Jair e Arri Coser. No início de 1986, a dupla inaugurou a primeira filial na capital paulista e começou uma jornada de sucesso.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo