Notícias

Republicano alerta para o aliciamento de menores pelas redes sociais para traficar imigrantes

Governador do Arizona, Doug Ducey, fez um apelo aos executivos de plataformas digitais que derrubem esse tipo de anúncio

Fronteira do México com o Arizona (Foto: Jonathan Mcintosh/Flickr)
Fronteira do México com o Arizona (Foto: Jonathan Mcintosh/Flickr)

Traficantes de pessoas têm oferecido dinheiro por meio de anúncios nas redes sociais para jovens que queiram transportar imigrantes na fronteira dos EUA com o México.

Sebastian Gamino-Solis, preso este mês com cinco imigrantes indocumentados em sua BMW, disse a um agente da Patrulha de Fronteira que havia respondido a um anúncio de emprego publicado no Facebook e que buscava motoristas.

“Ele precisava encontrar algum trabalho e, então, entrou em contato com o anunciante. Depois de fornecer algumas informações, o jovem recebeu uma ordem para ir até o parque em Chula Vista, Califórnia, e colocar algumas pessoas em seu carro. Ele receberia $2.300 por pessoa”, afirma a denúncia. O homem foi parado antes que pudesse completar a entrega.

O governador do Arizona, Doug Ducey, do Partido Republicano, pediu às principais plataformas de mídia social para encerrar estes tipos de anúncios. Ele disse que o governo está fazendo o que pode, “mas precisamos de ajuda”.

“As pessoas estão sendo atraídas com a promessa de dinheiro rápido para ajudar os cartéis em suas operações de contrabando, violação das leis de trânsito, até mesmo fuga da polícia. Eles colocam em risco a si mesmos, passageiros e ocupantes inocentes de outros carros. Tudo porque responderam a um anúncio nas mídias sociais”, escreveu o governador em uma carta direcionada aos chefes do Twitter, TikTok, Snapchat e Meta, que administra o Facebook. (Com informações do gabinete do governador).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo