Imigração

Republicanos ameaçam rejeitar ajuda à Ucrânia caso governo não endureça leis de imigração nos EUA

A proposta foi recebida com críticas pela Casa Branca e por membros do Partido Democratas, que não concordam com o possível corte de financiamento para a Ucrânia

Republicanos pedem leis que protejam a fronteira para aprovar ajuda à Ucrânia. Foto: The Philadelphia Inquirer

Os republicanos do Senado divulgaram essa semana uma proposta de lei de imigração mais rígida, alertando o presidente Joe Biden de que não haverá mais ajuda à Ucrânia sem regras mais rígidas para a concessão de asilo nos EUA. O plano de uma página foi escrito pelos senadores republicanos James Lankford de Oklahoma, Tom Cotton de Arkansas e Lindsey Graham de South Carolina. A proposta foi recebida com críticas pela Casa Branca e por membros do Partido Democratas, que não concordam com o possível corte de financiamento para a Ucrânia.

Embora a proposta seja essencialmente uma tática de negociação, Lankford disse que os democratas teriam que apoiar leis fronteiriças mais duras para que os republicanos aprovem a ajuda à Ucrânia na Câmara controlada pelo Partido Republicano e no Senado, onde exercem o poder de obstrução para bloquear projetos de lei. “Não vamos tentar proteger outros países e não proteger o nosso”, disse Lankford. “Há três anos que dizemos: ‘Quando vamos proteger nosso país? A situação atual é grave o suficiente para dizermos: ‘Tempo esgotado; precisamos ser capazes de proteger nosso próprio país enquanto trabalhamos pela segurança de outros’”.

Já o senador Alex Padilla, democrata da Califórnia, classificou a proposta de imigração do Partido Republicano como “radical” e argumentou que “destruiria o nosso sistema de asilo, colocando em perigo famílias e crianças que fogem da violência e da perseguição”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo