Antonio Tozzi Esportes

Retorno do Brasileirão depois da pausa

Vamos discutir os cinco jogos realizados na quarta-feira (21), que teve como principal destaque a vitória do Bahia sobre o Palmeiras que custou ao Verdão a perda da invencibilidade

Thaciano fez o gol do Bahia que acabou com a série invicta do Verdão no Brasileirão (Foto: site oficial do Bahia)
Thaciano fez o gol do Bahia que acabou com a série invicta do Verdão no Brasileirão (Foto: site oficial do Bahia)

Após dez dias de interrupção, o Brasileirão voltou na quarta-feira (21) com cinco partidas válidas pela 11ª rodada do campeonato e foi completada com outros cinco jogos realizados na quinta-feira (22): Grêmio x América-MG, Vasco da Gama x Goiás, Coritiba x Internacional, Cuiabá x Botafogo e Red Bull Bragantino x Flamengo. Infelizmente, por causa do fechamento da coluna, não foi possível analisar essas partidas.

No entanto, vamos discutir os cinco jogos realizados na quarta-feira, que teve como principal destaque a vitória do Bahia sobre o Palmeiras que custou ao Verdão a perda da invencibilidade e, pior ainda, desperdiçou a chance de ultrapassar o Botafogo, atual líder da competição Já o Bahia ganhou uma injeção de ânimo ao interromper a série de maus resultados.

Bahia tira invencibilidade do Palmeiras

O Campeonato Brasileiro perdeu seu último invicto. Na Fonte Nova, o Bahia contou com boa atuação do goleiro Marcos Felipe e um gol de Thaciano nos acréscimos do segundo tempo para vencer o Palmeiras por 1 a 0. O resultado encerrou uma sequência negativa dos baianos no torneio, que estavam sem vencer havia seis rodadas, e impôs ao time de Abel Ferreira, ainda na vice-liderança, a primeira derrota na competição nacional.

O Bahia não vencia o Palmeiras como mandante havia 35 anos, desde outubro de 1988. A sequência até então de 16 jogos foi interrompida em vitória com o placar de 1 a 0 desta quarta-feira. Considerando todos os jogos contra o Verdão, o Tricolor não vencia os palmeirenses desde julho de 2012.

Na próxima rodada, o Bahia vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, no sábado (24), no Maracanã. No domingo (25), o Palmeiras recebe o Botafogo no Allianz Parque.

Felipão estreia no Galo com empate

Felipão, agora sem bigode, estreou empatando com o Fluminense no Rio de Janeiro (Foto - site do Atlético-MG)
Felipão, agora sem bigode, estreou empatando com o Fluminense no Rio de Janeiro (Foto – site do Atlético-MG)

No choque de gigantes, Fluminense e Atlético-MG empataram em 1 a 1 em Volta Redonda em um jogo bastante pegado, principalmente na etapa final. Os gols saíram no primeiro tempo, marcados por Guga (contra) e Samuel Xavier, em chute de fora da área. O Galo chegou mais vezes ao ataque e só não saiu de campo com uma vitória por causa das defesas de Fábio que fez mais uma grande partida. No fim das contas, empate sai com gosto ruim para as duas equipes. Para o Flu, por estar em casa, e para o Atlético, que chegou a ter chances de vencer.

O jogo marcou a primeira vez que Luiz Felipe Scolari comandou o time do Atlético-MG. Felipão não comandou nenhum treino da equipe nesta semana, mas esteve à beira do campo em Volta Redonda e, sem o tradicional bigode, passou as instruções para a equipe atleticana.

O Fluminense volta a campo no sábado, quando recebe o Bahia, no Maracanã. Já o Atlético-MG enfrenta o Fortaleza, no Castelão, no mesmo dia. Os dois jogos são pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Clássico da crise é pior para o Peixe

Yuri Alberto comemora com os companheiros o fim da seca de gols na Vila Belmiro (Foto:  Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Yuri Alberto comemora com os companheiros o fim da seca de gols na Vila Belmiro (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Finalmente Vanderley Luxemburgo consegui sorrir. O time dele venceu o Santos por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, com gols de Yuri Alberto e Ruan. 

O Timão obteve seus primeiros pontos como visitante na competição. A equipe, que tinha perdido as cinco primeiras partidas fora de casa, era a única a não somar pontos longe de casa. 

O Peixe, muito vaiado pela torcida, está há nove jogos sem saber o que é vencer. A última vitória foi contra o Vasco, no dia 14 de maio. Entre Brasileirão, Copa do Brasil e Copa do Sul-Americana, o Santos tem quatro derrotas e cinco empates nos últimos tempos. O Timão também vinha de uma sequência ruim, mas menor. Antes do triunfo desta noite eram três jogos sem ganhar, com duas derrotas e um empate.

O Corinthians volta a campo pelo Brasileirão no sábado (24), contra o Athletico, na Arena da Baixada, em Curitiba. O Santos, por sua vez, joga no domingo (25), contra o Flamengo, novamente na Vila Belmiro.

Torcida santista complica o próprio time

Alguns torcedores santistas jogaram bombas no gramado e Vuaden encerrou a partida antes do tempo (Foto: site oficial do Santos)
Alguns torcedores santistas jogaram bombas no gramado e Vuaden encerrou a partida antes do tempo (Foto: site oficial do Santos)

A nota triste do clássico ficou por conta dos torcedores do Santos que protestaram na Vila Belmiro durante a derrota por 2 a 0 para o Corinthians. O protesto seria válido se tivesse ficado nas arquibancadas. 

Nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, torcedores do Santos arremessaram rojões e sinalizadores no gramado nos minutos finais do clássico contra o Corinthians. O jogo chegou a ser paralisado e voltaria a rolar, mas o árbitro decidiu encerrá-lo.

Os principais alvos dos torcedores foram o presidente  Andres Rueda, o elenco e o técnico Odair Hellmann, que corre risco de ser demitido por causa da sequência de maus resultados do Santos.

Os jogadores do Peixe tiveram de ficar no centro do gramado depois do apito final enquanto aguardavam o fim do protesto dos torcedores nas arquibancadas da Vila Belmiro. O goleiro João Paulo e o técnico Odair Hellmann, visivelmente abalados, permaneceram no banco de reservas.

Diante disso, o árbitro Leandro Pedro Vuaden, decidiu encerrar o jogo aos 44 minutos do segundo tempo.

Esse foi o segundo protesto da torcida do Peixe nos últimos dias. No sábado (17), as torcidas organizadas do clube foram ao CT Rei Pelé para cobrar melhores resultados dos jogadores.

Um procurador do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) admitiu que o Santos pode ser punido com a perda de mandos de jogos. Algo que é bastante razoável, até porque este é o segundo incidente ocorrido na Vila Belmiro em uma partida contra o Corinthians.

O presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, aproveitou a oportunidade para criticar os excessos cometidos pelas torcidas organizadas. Vale lembrar que na véspera do jogo membros da Gaviões da Fiel da Baixada apedrejaram o ônibus do time, obrigando a delegação a retornar a São Paulo prejudicando a programação da comissão técnica. Para sorte do Timão, a vitória vai abafar o caso, mas está mais do que na hora de serem tomadas medidas drásticas a fim de impedir ou, pelo menos, diminuir esses atos de vandalismo.

Tricolor vence Furacão de virada no Morumbi

Luciano fez o gol da vitória com um lindo chute de Luciano (Foto: Facebook)
Luciano fez o gol da vitória com um lindo chute de Luciano (Foto: Facebook)

O São Paulo ainda sofre muito com as contusões de seus jogadores. No entanto, o time tem conseguido superar as adversidades e vem obtendo bons resultados. Nesta rodada,o Tricolor venceu o Athletico por 2 a 1, de virada, no Morumbi, e encostou no G4 do Campeonato Brasileiro. Vitor Roque abriu o placar para o Furacão, mas Gabriel Neves empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Luciano garantiu a vitória do Tricolor com um lindo chute no ângulo após jogada que começou com o goleiro Rafael.

A partida foi a primeira do Athletico desde a saída do técnico Paulo Turra, demitido pela diretoria depois que Felipão fechou com o Atlético-MG. O auxiliar Wesley Carvalho dirigiu a equipe e continuará na função até a contratação de um novo treinador.

O São Paulo volta a jogar no sábado (24), contra o Cruzeiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O Athletico recebe o Corinthians, também no sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Fortaleza vence Raposa e derruba tabu

Lucero comemora o gol da vitória sobre o Cruzeiro ao receber passe de Calebe (Foto: 
 Bruno Oliveira/Fortaleza EC)
Lucero comemora o gol da vitória sobre o Cruzeiro ao receber passe de Calebe (Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC)

O Tricolor do Pici mostrou sua força, mais uma vez. Jogando no Mineirão, o Fortaleza foi eficiente na proposta de contra-ataques e bateu o Cruzeiro por 1 a 0, com gol marcado por Lucero, aos 34 minutos do segundo tempo.

Pela primeira vez na história, o Fortaleza venceu o Cruzeiro na condição de visitante. Antes do jogo desta quarta-feira, as equipes haviam se enfrentado nesta condição em seis oportunidades, com quatro vitórias celestes e dois empates. Além disso, o Leão do Pici interrompeu uma sequência de tropeços fora de casa na temporada, voltando a vencer após quase dois meses. Foram seis jogos, com quatro derrotas e dois empates distante do Castelão.

Pelo lado do Cruzeiro, o revés no Mineirão representou o sétimo tropeço consecutivo na temporada. Além dos cinco jogos do Brasileirão, ainda são somados dois das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio. Nessa sequência sem vitória, que supera um mês, foram quatro derrotas e três empates.

As duas equipes voltam a jogar no próximo sábado (24) pelo Campeonato Brasileiro. O Fortaleza recebe o Atlético-MG, na Arena Castelão, na capital cearense. Também pela 12ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro enfrenta o São Paulo, no Independência, em Belo Horizonte.


Amistosos de seleção brasileira frustram torcedores

O multicampeão Carlo Ancelotti deverá assumir a Seleção Brasileira em 2024 (Foto: Site pessoal)
O multicampeão Carlo Ancelotti deverá assumir a Seleção Brasileira em 2024 (Foto: Site pessoal)

Após a derrota de  4 a 2 para Senegal na terça-feira (20) em Lisboa (com gols de Lucas Paquetá e Marquinhos e de Diallo, Marquinhos-contra e dois de Mane para a seleção senegalesa), as críticas sobre o técnico interino Ramon Menezes cresceram bastante e todos clamam pela chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Verde-Amarela. Na sexta-feira (16), o Brasil derrotou Guiné por 4 a 1, com gols de Joelinton, Rodrygo, Eder Militão e Vini Jr., com Guyrassi marcando o gol de honra da seleção africana.

Segundo as informações da imprensa, o acordo com o treinador italiano que comanda o Real Madrid já está confirmado e ele deverá assumir o escrete canarinho em meados do próximo ano, quando se encerra seu contrato com o poderoso time espanhol.

Até lá algum interino deve ficar encarregado de convocar os jogadores e comandar a equipe nos amistosos já programados e em partidas pelas Eliminatórias da Conmebol. Eventualmente, Ancelotti deve se tornsar comandante efetivo a partir de julho de 2024, período em que a Seleção Brasileira estará disputando a Copa América, algo que preocupa a direção da Conmebol – entidade responsável pelo futebol profissional na América do Sul.

Se confirmada a contratação de Ancelotti, esta será a primeira vez na história em que um estrangeiro será treinador da Seleção Brasileira. E não é qualquer treinador não. Ele já obteve cinco Champions League (três com o Milan e duas com o Real Madrid) e foi campeão nas cinco principais ligas da Europa (Itália, com o Milan, Inglaterra com o Chelsea, França com o PSG, Alemanha com o Bayern de Munique, e Espanha, com o Real Madrid).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo