Brasil

Rio de Janeiro declara situação de emergência por casos de dengue dias antes do Carnaval

Segundo as autoridades de saúde, o Rio registrou pelo menos 20.064 casos prováveis da doença até 1º de fevereiro

Rio declara emergência por aumento de casos de dengue. Foto: Edu Kapps / Prefeitura do Rio

A cidade do Rio de Janeiro declarou situação de emergência, na segunda-feira (5), devido ao aumento do número de internações por suspeita de dengue. A notícia, que teve repercussão na imprensa internacional, chega há poucos dias antes do início do Carnaval, quando a capital carioca espera receber quase 800 mil turistas. Segundo as autoridades de saúde, o Rio registrou pelo menos 20.064 casos prováveis da doença até 1º de fevereiro.

A cidade anunciou a abertura de polos de saúde específicos para atender a pacientes com suspeita de dengue. Haverá polos em Curicica, na zona oeste da cidade, em Campo Grande, Santa Cruz e Bangu (na zona oeste), Complexo do Alemão, Madureira, Del Castilho e Tijuca (na zona norte), Gávea (na zona sul) e Centro. A Secretário Municipal de Saúde orienta as pessoas a procurarem atendimento nos polos ou em redes de atenção básica se começarem a sentir sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que pelo menos três outros estados – Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal – decretassem situação de emergência em saúde pública nas últimas semanas.

O decreto do estado de Goiás foi publicado na última sexta-feira (2). Dados da Secretaria de Saúde indicam que, este ano, foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado – um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.

Minas Gerais publicou decreto de emergência em saúde pública no último dia 27. Até o dia 29, foram registrados 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados da doença, além de um óbito confirmado e 35 em investigação.

Já o Distrito Federal publicou seu decreto no último dia 25. O boletim epidemiológico mais recente aponta 29.492 casos prováveis de dengue nas primeiras quatro semanas do ano, além de seis mortes pela doença.

O decreto do estado do Acre foi publicado logo no início do ano, no dia 5. Até meados de janeiro, o estado havia contabilizado 2.532 notificações de casos de dengue. A capital, Rio Branco, lidera o quantitativo de casos.

*com informações da Agência Brasil

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo