Estados Unidos

Risco de paralisação do governo dos EUA aumenta com impasse no Congresso

Sem acordo até a meia-noite de terça-feira, partes do governo federal podem ser paralisadas, afetando serviços essenciais e mais de 100 mil servidores.

Entre os pontos em discussão entre republicanos e democratas estão programas de saúde, como subsídios do Affordable Care Act e financiamento do Medicaid. Foto:Wikimedia Commons

O governo federal dos Estados Unidos enfrenta um risco crescente de paralisação a partir de quarta-feira ,1º de outubro, devido a um impasse no Congresso sobre o financiamento do orçamento. A atual legislação de financiamento expira à meia-noite de terça-feira (30), e, sem um novo acordo, partes do governo podem ser paralisadas.

O presidente Donald Trump se reuniu com líderes do Congresso para tentar avançar em um projeto de lei provisório de financiamento, conhecido como resolução contínua (continuing resolution), que estenderia o financiamento até 21 de novembro. Republicanos e democratas ainda não chegaram a um consenso sobre os termos do projeto. Entre os pontos em discussão estão programas de saúde, como subsídios do Affordable Care Act e financiamento do Medicaid.

O diretor de orçamento da Casa Branca, Russell Vought, afirmou que o governo pode reter fundos aprovados pelo Congresso, uma prática conhecida como “impoundment”, que gerou questionamentos sobre sua constitucionalidade.

Caso não haja acordo, serviços essenciais, como tribunais federais e programas de assistência a pequenas empresas, podem ser interrompidos. Mais de 100 mil servidores federais podem ser afetados por um programa de redução da força de trabalho.

O senador John Fetterman alertou que a paralisação do governo pode dificultar a resposta a emergências, especialmente com a ameaça de furacões na Costa Leste, como Humberto e a tempestade tropical Imelda, já que a FEMA pode ter limitações operacionais sem financiamento adequado.

O prazo para evitar a paralisação está próximo, e líderes do Congresso e do governo federal continuam buscando uma solução que mantenha os serviços públicos em funcionamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo