Arte & Cultura Artes Plásticas

Romero Britto relembra origem humilde ao inaugurar painel em bairro pobre de SP

Artista que é um dos brasileiros mais bem-sucedidos no mundo das artes esteve no Brasil para realizar ação social

Romero Britto em frente a uma de suas obras FOTO DIVULGAÇÃO
Romero Britto em frente a uma de suas obras (Foto: Divulgação)

DA REDAÇÃO (com UOL) – Tido como um verdadeiro diplomata brasileiro das artes, o artista plástico Romero Britto, nascido em Pernambuco mas radicado em Miami, voltou ao Brasil no domingo (25) para uma ação social em uma comunidade no extremo leste de São Paulo. O artista inaugurou o maior painel de sua autoria, pintado coletivamente por moradores da região. A iniciativa é uma parceria do artista com a ONG Gerando Falcões.

O desenho de uma família embaixo de um guarda-chuva é, segundo o próprio artista, símbolo de proteção. A ação lhe remete a sua própria infância humilde em Recife (PE), quando fazia experimentos com sucata e abusava das cores para contrastar, segundo ele, com o lado sombrio de sua condição na época.

“Eu vim de família grande do nordeste, e foi muito complicada minha infância. Eu entendo completamente quando as pessoas têm dificuldade no Brasil e em outras partes do mundo”, observa Britto, em entrevista ao UOL.

Para ele, a desigualdade está evidente em todas partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde se radicou no começo da carreira. “Até nos países mais desenvolvidos tem famílias e jovens que, de certa maneira, não têm oportunidade de fazer parte desse desenvolvimento. É uma contradição muito forte. A ideia de ajudar me inspira bastante”, explica. “É bom poder se envolver, comecei a fazer isso com a minha arte”.

O pernambucano também foi buscar na gênese da sua carreira inspiração para o painel. “Fiz trabalhos inspirados em grafite. Teve uns artistas, inclusive daqui, que foram na minha casa e grafitaram as paredes do meu estúdio. Eu gostei e quis fazer algo mais legal ainda: grafitei minha parede inteira”.

Imigrante brasileiro
Britto, 51, nasceu em Pernambuco em 1963 e imigrou para os Estados Unidos em 1988. O artista tem acordos de licenciamento de sua arte para inúmeras empresas (entre elas, corporações do quilate da Disney) e marcas que vão de Coca-Cola e Mattel à organização da Copa do Mundo. Suas obras adornam prédios públicos na Flórida, em Washington DC e em New York, além de estarem também em pontos importantes de nações europeias como Suíça e Mônaco.

O artista possui sua principal galeria, a Britto Central, em Miami Beach, na movimentada Lincoln Road. Fontes do mercado afirmam que Britto faturou em 2014 mais de $88 milhões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo