Estados Unidos Sandra Colicino

Saiba mais sobre as eleições em Nova York

Bracelete dado ao eleitor no posto de votação em NY (Foto: Sandra Colicino)
Bracelete dado ao eleitor no posto de votação em NY (Foto: Sandra Colicino)

No dia 22 de junho, a cidade de Nova York realizou suas eleições primárias para prefeito, vereadores, comptroller, presidentes das 5 regiões de Nova York, vice-prefeito e cargos judiciais. Foi a primeira vez que a cidade utilizou o método de ranqueamento. Por esse motivo, ainda não se sabe qual o candidato que irá concorrer a prefeito para as eleições gerais em novembro pelo partido democrata.

As eleições para prefeito em Nova York, uma cidade cujo eleitorado é consistentemente democrata, são consideradas uma referência para as eleições em nível federal. Nesse sentido, as primárias servirão como exemplo para as eleições para congresso no ano que vem.

Em 2021, a importância destas eleições também indica em quem os nova yorkinos confiam para conduzir a recuperação econômica da cidade pós-pandemia e liderar a segurança pública. No ano passado, a cidade foi o primeiro epicentro da pandemia do Corona vírus e passou pelo lockdown mais restrito do país. Este evento devastou vários setores e causou um aumento em homicídios na cidade.  

Até o momento, os resultados ainda não são oficiais, pois muitas cédulas ainda estão sendo contadas. Além disto, a eleição de ranqueamento adiciona mais um elemento de incerteza. Segundo os parâmetros do sistema, se o candidato com maior número votos em primeira escolha não alcançar um total de 50% dos votos, os votos de segunda escolha entrarão na contagem. 

Para os votos para vereadores,  na maioria dos distritos, pode-se dizer que há candidatos que já venceram matematicamente, mesmo que os votos ainda estejam sendo contados.

Definitivamente, a corrida com mais atenção é para prefeito. O candidato Eric Adams segue na liderança, com cerca de 32% dos votos de primeira escolha. Ele vem seguido de Maya Wiley, com 23% dos votos, uma diferença de apenas 9 pontos percentuais, e Kathryn Garcia, com somente 12 pontos percentuais de desvantagem. 

Analistas acreditam que a contagem final provavelmente dará vitória a Adams. Porém, os três primeiro colocados nesta corrida demonstram uma divisão ideológica do eleitorado. Por um lado, Adams representa um candidato democrata moderado, em contraste com Garcia  e Wiley, sendo esta endossada por Alexandria Ocasio-Cortez, representante do distrito 14-NY, uma das congressistas mais progressistas de toda a Casa dos Representantes. 

Por fim, o resultado final das eleições está previsto de sair em algumas semanas.

Celebrações de 4 de Julho no estilo novaiorquino

Palco do Astoria Park no Queens onde ocorreu a primeira queima de fogos em comemoração do 4 de Julho (Foto: Sandra Colicino)
Palco do Astoria Park no Queens onde ocorreu a primeira queima de fogos em comemoração do 4 de Julho (Foto: Sandra Colicino)

No ano passado, as celebrações de 4 de julho foram canceladas devido à crise do Corona vírus. Este ano, a famosa queima de fogos de artifício do Hudson River está de volta. Os moradores do lado oeste e norte de New Jersey têm vista privilegiada do evento.

Com a taxa de infecção em declínio na cidade de Nova York e um aumento em vacinação, finalmente é seguro participar de aglomerações do lado de fora na cidade.

Este ano, além da data de independência, Nova York tem a vitória parcial sobre o Corona vírus para celebrar. 

O evento está previsto para iniciar às da noite no domingo de 4 de julho e contará com apresentações de Black Pumas, One Republic, Coldplay, Reba McEntire, Broadway Inspirationa Voice, Tory Kelly e outros. A queima acontecerá por volta das 9:45 e durará cerca de 25 minutos. A rede de televisão NBC irá transmitir o evento. 

Ao fim da queima de fogos no Husdon River, a comemoração será transferida para a praia de Coney Island, por volta de 10:15 da noite. O calçadão da praia estará aberto por toda a madrugada neste dia.

Para os moradores do lado leste da ilha de Manhattan, um evento no Astoria Park aconteceu na terça-feira, dia 29 de junho. Os moradores do bairro de Astoria começaram a se reunir no gramado do Park em frente ao East River algumas horas antes para assistir a apresentação de Big Band Swingtime. A queima de fogos iniciou-se após o por do sol e durou cerca de 20 min.

Brasil Summer Fest retorna em 2021

Capa do disco de Livia e Fred, que se apresentarão no Brasil Summer Fest (Foto: Juliana Rocha e Bruno Machado)
Capa do disco de Livia e Fred, que se apresentarão no Brasil Summer Fest (Foto: Juliana Rocha e Bruno Machado)

Após a pausa do ano de 2020, devido à crise do Corona Vírus, O Brasil Summer Fest retornará em 2021. Ao invés das típicas duas semanas de evento, contudo, o festival ocorrerá somente nos dias 9 e 10 de julho.

O Brasil Summer Fest, que promove a cultura brasileira nos verões de Nova York, apresentando aspectos de artes, filmes, músicas e culinária, será mais enxuto neste ano. 

O Dumbo Archway será palco das apresentações da Roda de Samba de Luan Barbosa na sexta-feira, 9 de julho, e Livia Nestrovski & Fred Ferreira no sábado, 10 de julho. 

“É a segunda vez que nos apresentamos no Brasil Summer Fest, um festival importante e que torna possível para uma nova geração de artistas brasileiros desenvolverem música popular contemporânea. É uma oportunidade para artistas e o público em geral de interagir através da música que é muito maior do que o estereótipo da cultura brasileira. Acreditamos que é precisamente por isso que fomos escolhidos para o festival: fazemos música que mescla o clássico, o moderno, o popular e o contemporâneo, o que vem do Brasil e do mundo”, conforme declaração de Livia e Fred para o AcheiUSA. 

O festival ainda contará com as participações de DJ Greg Caz, Batalá NY, o primeiro grupo de bateristas composto somente por mulheres, e o grupo Forrobodó.

As artes plásticas também serão representadas pelas artistas Alice Quaresma e Chiara Banfi. Seus trabalhos serão projetados nas paredes da Manhattan Bridge durante as apresentações musicais, sob a curadoria de Gisela Gueiros.

Para mais informações sobre o festival, o visitante pode consultar o website do evento: www.brasilsummerfest.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo