Secretário do DHS se disse “horrorizado” com imagens de agentes prendendo haitianos no Texas

Imagens mostram agentes do Border Patrol em cavalos tentando capturar imigrantes haitianos, que se encontram em acampamento próximo à fronteira no Texas

0
2177
USA-IMMIGRATION-BORDER-RIVER-REUTERS-Daniel-Becerril_

Imagens de agentes do Border Patrol montados em cavalos e tentando ‘capturar’ imigrantes perto da fronteira do Texas chocaram até mesmo o secretário do Departamento de Homeland Security (DHS), Alejandro Mayorkas.

Vídeos gravados pela Reuters mostram agentes em cavalos usando táticas agressivas para confrontar esses imigrantes, incluindo chicotes.

Em entrevista à CNN, Mayorkas disse estar “horrorizado” com as imagens. “Eu fiquei horrorizado com o que eu vi. Vou deixar a investigação já iniciada seguir seu curso, mas as fotos que eu vi me chocaram profundamente. Essas imagens vão contra a todos os valores que buscamos em nosso pessoal”, disse Mayorkas.

Mais de dez mil imigrantes – em sua maioria do Haiti – se juntaram em um acampamento embaixo da Del Rio International Bridge no Texas. Eles buscam asilo e, enquanto isso, dormem no chão, cercados por pilhas de lixo, com escassez de água e comida.

O secretário do DHS disse que mais de quatro mil pessoas já foram removidas do acampamento. Muitos foram deportados de volta para o Haiti e outros levados para centros de processamento de imigrantes.