Antonio Tozzi Esportes

Seis brasileiros partem em busca da Libertadores

Palmeiras está em busca do título da Copa Libertadores da América, repetindo o feito de 2020 (Foto: Nayra Halm/Lancepress)
Palmeiras está em busca do título da Copa Libertadores da América, repetindo o feito de 2020 (Foto: Nayra Halm/Lancepress)

Depois de encerradas a Eurocopa e Copa América, chegou a vez da retomada dos torneios. O principal deles é a Copa Libertadores da América, que entra nas oitavas de final, ou seja, na fase do mata-mata. A partir de agora, somente um dos contendores passa para a outra fase enquanto o derrotado é desclassificado.

Confira abaixo a relação dos jogos programados para as duas próximas semanas, com os clubes com melhores campanhas na fase de grupos decidindo em casa.

Defensa y Justicia x Flamengo

A meu ver, o Flamengo foi o grande beneficiado pelo sorteio realizado na sede da Conmebol. Enfrenta um adversário sem tradição (apesar de ter eliminado o São Paulo recentemente e vencido a Recopa em cima do Palmeiras), que ainda por cima acaba de negociar Braian Romero, seu principal atacante, com o River Plate para substituir Rafael Santos Borré, centroavante contratado pelo Eintracht Frankfurt da Alemanha. Apenas a recente crise vivida pelo Rubro-Negro carioca pode justificar alguma surpresa. Além disto, o Mais Querido ficou praticamente “sozinho” do lado da Chave A, cheia de clubes inexpressivos, enquanto a Chave B reúne os principais candidatos ao título da Taça Libertadores da América 2021. Flamengo é o favorito para passar.

Olimpia x Internacional

O atual vice-campeão brasileiro parece ter desmontado após a boa campanha no Brasileirão do ano passado. O Colorado ocupa o 14º lugar e está mais próximo da zona de rebaixamento do que da briga pelo título. O clube que demitiu o espanhol Miguel Angel Ramirez e contratou o uruguaio Diego Aguirre ainda está em busca de sua identidade e pode ser surpreendido pela tradicional equipe paraguaia. Série sem favorito.

Cerro Porteño x Fluminense

Cerro Porteño é o outro time paraguaio que enfrenta um brasileiro na competição. O Flu vem cumprindo uma campanha irregular no Brasileirão (10º colocado) e ainda por cima perdeu o artilheiro Fred por lesão. Talvez ele perca o primeiro jogo, marcado para o Estádio Defensores del Chaco, e possa estar em condições de jogar contra os paraguaios no jogo de volta, no Maracanã. Série sem favorito.

Boca Juniors x Atlético-MG

O Atlético-MG foi castigado por ter feito a melhor campanha na fase de grupos. No sorteio com as equipes do pote 2, coube ao Galo enfrentar a incensada equipe xeneize. Apesar de ser o mais popular clube argentino, o Boca não atravessa um bom momento, ao contrário do Galo que desponta como postulante aos títulos do Brasileirão, onde ocupa a 4ª posição, e da própria Libertadores. Pelo retrospecto atual, Atlético-MG deve seguir na competição.

São Paulo x Racing

O São Paulo, agora sob comando de Hernán Crespo, conseguiu quebrar o tabu de nove anos sem títulos ao vencer o Paulistão. Entretanto, quando todos pensavam que o Tricolor fosse embalar, o time do Morumbi vem decepcionando no Brasileirão, com uma vitória em dez partidas e apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. A irregularidade do São Paulo torna esta série indefinida.

Universidad Catolica x Palmeiras

O Palmeiras é o time brasileiro que vive o melhor momento futebolístico. Vice-campeão paulista e atual líder do Brasileirão, o Verdão enfrentará o tradicional time chileno, que está em uma fase bastante irregular. Se mantiver o nível demonstrado na competição nacional, não deverá ter dificuldades para se classificar às quartas de final. Palmeira é o favorito para passar.

Final da Copa América

Depois de muita polêmica, a Copa América conhecerá seu campeão no sábado (10) à noite no Maracanã. E a partida final não poderia ser melhor. De um lado, a imprevisível Argentina com Messi, seu principal astro, jogando com bastante garra e classe. Do outro, a eficiente Seleção Brasileira que apresenta um futebol de resultados, mas não encanta os torcedores brasileiros. O toque de genialidade está nas costas de Neymar que vem fazendo boas atuações. Aliás, o duelo entre Messi e Neymar é a grande atração desta decisão.

Final da Eurocopa

Inglaterra e Itália prometem fazer uma final histórica no Estádio de Wembley em Londres. A Squadra Azzurra venceu a competição apenas uma vez, em 1968. Portanto, a Itália tentará seu segundo título da Eurocopa 53 anos depois. Sua adversária está ainda pior. Apesar de os ingleses terem sido os inventores do futebol, o English Team jamais ganhou um título na principal competição entre seleções do mundo. O novo campeão será conhecido no domingo (11). 

Resumo do Brasileirão

O Santos se recuperou rapidamente do tropeço contra o América-MG, no fim de semana, ao vencer o Athletico na noite desta terça-feira (6) por 2 a 1, na Vila Belmiro, em jogo que abriu a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante de um dos líderes do campeonato, o Peixe se impôs na maior parte do tempo e construiu a vitória com gols de Marcos Guilherme e Zé Ivaldo, contra – Fernando Canesin chegou a empatar a partida no fim da primeira etapa. O bom resultado leva o time de Fernando Diniz ao 7º lugar, com 15 pontos ganhos.

Fortaleza mostra força

Oito partidas do Brasileirão, válidas pela 10ª rodada, foram realizadas na quarta-feira (7). Na capital cearense, o Fortaleza voltou a vencer e com muita categoria. O Tricolor levou a melhor por 4 a 0 em cima do América-MG, na Arena Castelão. Com a vitória, o Fortaleza soma 18 pontos e ocupa a 5ª posição na tabela do Brasileirão. O América-MG segue com nove pontos, na 15ª posição.

Bahia pega elevador

Matheus Bahia garantiu a vitória do Bahia em Pituaçu. Em uma partida de poucas finalizações, o time baiano foi mais ofensivo, apesar de pouco intenso. O Alviverde, por outro lado, concentrou forças na marcação e pouco incomodou o sistema defensivo tricolor. O gol saiu aos 33 do segundo tempo, quando o lateral aproveitou o passe de Thonny Anderson para abrir o placar. Com o triunfo, o Bahia sobe para a quinta posição da tabela, com 17 pontos. O Juventude é o 12º, com cinco pontos a menos.

Red Bull Bragantino perde a liderança

Bragantino e Cuiabá empataram em 1 a 1 no estádio Nabi Abi Chedid. Praxedes abriu o placar para o Massa Bruta em belo chute no ângulo aos 28 minutos do primeiro tempo. O Dourado foi valente e buscou o empate aos 32 minutos da etapa final, com Jenison. Com o empate, o Bragantino perdeu a liderança do Brasileirão para o Palmeiras. Ambas as equipes têm 22 pontos, mas o Alviverde leva vantagem no número de vitórias (7 contra 6). O Cuiabá é o 17º colocado, ainda na zona de rebaixamento, com cinco pontos.

Novo líder

O Palmeiras venceu sua quarta partida seguida e é o novo líder do Campeonato Brasileiro. A vítima da vez foi o Grêmio, derrotado por 2 a 0 no Allianz Parque. Enquanto o Tricolor gaúcho segue afundado na lanterna, o Verdão assume a liderança com a colaboração do Cuiabá, que buscou o empate com o Red Bull Bragantino, então primeiro colocado, em Bragança Paulista. Raphael Veiga, aos 15 segundos de jogo, e Gabriel Menino construíram o placar a favor do Verdão. O Tricolor, que aguarda a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari, ainda não venceu em oito jogos no Brasileiro. O Palmeiras vai aos 22 pontos, mesmo número do Bragantino, mas com uma vitória a mais (sete a seis, primeiro critério de desempate). O Grêmio, com dois pontos, continua na lanterna.

Galo sobe, Fla desce

Bastaram dois minutos no segundo tempo para o Atlético-MG construir a vitória sobre o Flamengo, no Mineirão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste curto período, com dois gols de Savarino, o Galo abriu vantagem crucial para derrotar a equipe carioca por 2 a 1. Willian Arão diminuiu no fim, mas não houve espaço para reação rubro-negra. O resultado levou o Atlético-MG aos 19 pontos, na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. O Flamengo segue com 12 pontos, na 11ª posição do torneio.

Empate em Goiânia

Atlético-GO e Sport ficaram no empate por 1 a 1 no Antônio Accioly. Visando se afastar do Z-4, o Leão saiu na frente com Marcão, mas viu o Dragão marcar com Arthur Gomes três minutos depois – aproveitando uma falha de Thyere. Ambas as equipes desperdiçaram chances, investiram em mudanças, mas não saíram do empate.O Atlético-GO cai uma posição e está em 8º lugar, com 14 pontos. O Sport soma sete pontos e entra na zona de rebaixamento.

Ninguém tira o zero do placar

Numa partida bem movimentada, mas sem bola na rede, Fluminense e Ceará empataram em 0 a 0, em São Januário, O Flu teve as melhores chances, mas parou em ótimas defesas do goleiro Richard e não conseguiu movimentar o placar. As duas equipes seguem coladas na classificação. Ambas têm 14 pontos.

Enfim, vitória!

Foi somente na 10ª rodada do Brasileirão que nasceu a primeira vitória do São Paulo na competição. Superior em quase toda partida, o Tricolor bateu o Inter por 2 a 0 no Beira-Rio, e de quebra deixou a zona de rebaixamento. Rigoni foi o destaque com um gol relâmpago, outro anulado pelo VAR e outros tantos perdidos. Tudo no primeiro tempo. O Colorado evidenciou mais problemas defensivos e agora acumula oito jogos sem vencer em casa. O São Paulo ganha uma posição na tabela e sai da zona de rebaixamento. Agora é o 16º, com oito pontos. O Inter estaciona nos 10 e segue em 14º.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo