Antonio Tozzi Esportes

Seleção Brasileira surpreende em amistosos e é tempo de definição nos estaduais e regionais

Lucas Paquetá comemora o gol que definiu o placar de 3 a 3 no clássico do Santiago Bernabéu ao lado de Endrick (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Lucas Paquetá comemora o gol que definiu o placar de 3 a 3 no clássico do Santiago Bernabéu ao lado de Endrick (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Contrariando as previsões mais pessimistas, a estreia de Dorival Júnior à frente da Seleção Brasileira não poderia ser mais produtiva. Nessa data Fifa, a equipe canarinha derrotou no sábado (23) a forte Seleção Inglesa em Wembley e na terça-feira (26) empatou com a Espanha no estádio Santiago Bernabeu, casa do Real Madrid.

Depois de ter assumido o time, Dorival Júnior enfrentou diversos problemas com vários jogadores contundidos e também com cortes por causa de lesões na última hora. Desse modo, o técnico teve de convocar jogadores que nunca haviam atuado antes com a camisa da Seleção Brasileira. 

Entretanto, alguns dos convocados surpreenderam positivamente, como o goleiro Bento, os zagueiros Fabricio Bruno e Beraldo, o volante João Gomes e, sobretudo, o atacante Endrick – a grande sensação do futebol brasileiro que trocará o Palmeiras pelo Real Madrid no final de maio.

Os dois amistosos serviram para a comissão técnica avaliar os convocados, de olho na competição da Seleção marcada para o meio do ano, a Copa América, programada para os meses de junho e julho nos Estados Unidos da América.

Os dois amistosos foram bem difíceis. Enfrentar a Inglaterra em Wembley não é para qualquer equipe, e o Brasil quebrou um tabu: venceu pela primeira vez em um dos palcos mais tradicionais do mundo do futebol após sua modernização, com o primeiro gol de Endrick vestindo a camisa verde-amarela na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Inglaterra. Ele voltou a marcar em Madrid no empate em 3 a 3 com a Espanha – os outros gols foram anotados por Rodrygo e Lucas Paquetá.


Copa do Nordeste tem quadrifinalistas definidos

Apesar da derrota de 4 a 0 para o Botafogo-PB na quarta-feira (27), o Bahia classificou-se em primeiro lugar para a próxima fase da Copa do Nordeste (Foto: Letícia Martins/ EC Bahia)
Apesar da derrota de 4 a 0 para o Botafogo-PB na quarta-feira (27), o Bahia classificou-se em primeiro lugar para a próxima fase da Copa do Nordeste (Foto: Letícia Martins/ EC Bahia)

Após a última rodada, ficaram definidas as chaves e os confrontos das quartas de finais da Copa do Nordeste.

Melhor equipe da primeira fase com 18 pontos, o Bahia vai receber na Fonte Nova a equipe do Náutico, que terminou como quarto colocado do Grupo B. O Fortaleza, segundo, vai enfrentar o Altos, no Castelão.

No Grupo A, o Sport somou 17 pontos, na ponta. A equipe pernambucana terá o Ceará, último classificado da chave, como adversário, numa reedição da final do ano passado. O CRB, segundo colocado, vai receber o Botafogo-PB, no Rei Pelé.

Chave 1
Sport x Ceará
Fortaleza x Altos-PI

Chave 2
Bahia x Náutico
CRB x Botafogo-PB

As datas e horários das partidas de quartas de finais ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol.


Estaduais nas fases finais tem alguns confrontos definidos

O gol de cabeça de Joaquim abriu o caminho para a vitória do Santos sobre o Red Bull Bragantino na noite de quarta-feira (27) na Neoquímica Arena lotada, com quase 45 mil torcedores (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
O gol de cabeça de Joaquim abriu o caminho para a vitória do Santos sobre o Red Bull Bragantino na noite de quarta-feira (27) na Neoquímica Arena lotada, com quase 45 mil torcedores (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Os principais campeonatos estaduais do Brasil já têm seus confrontos definidos. No Rio de Janeiro, tudo indica que o Flamengo conquistará mais um título do Campeonato Carioca. No sábado de Aleluia (30), o Maracanã vai ficar lotado de flamenguistas, apesar do mando de campo ser o do adversário.

No jogo de volta, dia 7 de abril, outra lotação no Maracanã. Desta vez, o mando de campo será do Flamengo no confronto contra o surpreendente Nova Iguaçu, finalista do Campeonato do Rio de Janeiro em 2024.

Em Minas Gerais, nas mesmas datas do Cariocão, serão jogadas as partidas finais do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro fez melhor campanha do que seu arquirrival Atlético-MG, que inclusive trocou de treinador. Luiz Felipe Scolari foi demitido e substituído por Gabriel Milito, ex-treinador do Argentino Jrs., que assume o clube em um momento de decisão.

O Campeonato Gaúcho terá como protagonistas o Grêmio, que busca o heptacampeonato, e o Juventude, que eliminou o poderoso Internacional na semifinal do Gauchão. Os treinadores são ídolos gremistas: Renato Portaluppi comanda o Tricolor dos Pampas e Roger Machado é o treinador da equipe da serra gaúcha. Os jogos estão programados para dois sábados: 30 de março e 6 de abril.

Finalmente o Paulistão. Infelizmente, um dos finalistas saiu do jogo entre Palmeiras e Novorizontino na noite de quinta-feira (28) e não pudemos divulgar o resultado porque o jornal já havia sido rodado na gráfica. Um dos finalistas, porém, foi definido na noite de quarta-feira (27), com a vitória do Santos sobre o Red Bull Bragantino por 3 a 1 (gols de Joaquim, Guilherme e Giuliano para o Peixe e de Sasha para o Massa Bruta). As partidas finais estão marcadas para os dois próximos domingos: dia 31 de março (Domingo de Páscoa) e 7 de abril.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo