Antonio Tozzi Esportes

‘SeleFla’ está sendo montada

A julgar pelas contratações feitas e pelas promessas de reforços, não há dúvida. O Flamengo surge como a grande força do futebol brasileiro em 2019. A nova administração que assumiu o comando do Rubro-Negro carioca com Rodolfo Landim e Mário Braz quer afastar de vez a conotação de “cheirinho” que tanto incomoda os torcedores do Mais Querido. Após a administração de Eduardo Bandeira de Melo, que saneou as combalidas finanças do clube carioca, os atuais dirigentes querem colocar um sorriso na maior torcida do Brasil trazendo mais títulos para sua extensa galeria.

E não estão poupando esforços para isto. Na verdade, estão formando um esquadrão que vem sendo chamado informalmente de “SeleFla”. O atual vice-campeão brasileiro já possuía uma equipe respeitável, porém, não estava obtendo seus principais objetivos: conquistar títulos de expressão porque nem mesmo os torcedores celebram mais títulos regionais.

Para começar, trouxeram Abel Braga, considerado um dos técnicos tops do futebol brasileiro. Depois, partiram para as compras. O primeiro a chegar foi o zagueiro/volante Rodrigo Caio, que estava insatisfeito no São Paulo. Esta semana foram confirmados dois nomes cobiçados pela maioria dos clubes brasileiros: Gabigol – artilheiro do Brasileirão 2018 atuando pelo Santos com 18 gols – e Arrascaeta – jogador da Seleção do Uruguai que era considerado o craque do Cruzeiro.

Além deles, o Mengo (que está em Orlando disputando a Florida Cup) quer repatriar Miranda, titular da Seleção Brasileira e da Inter de Milão, que detém o passe de Gabigol também, e tenta contratar Leo Pereira, zagueiro do Athletico-PR, Bruno Henrique, atacante do Santos, e Rafinha, lateral do Bayern de Munique.

Em contrapartida, após o acerto com Arrascaeta, o Rubro-Negro desistiu oficialmente da contratação de Dedé, que também pertence ao Cruzeiro, mas sonda ou sondou os seguintes atletas: Gatito Fernandez (goleiro do Botafogo), Dodô (lateral da Roma, que estava emprestado ao Santos), Gerson (meia da Roma, que atuava pelo Fluminense), Luan (atacante do Grêmio), Luis Díaz (atacante do Junior Barranquilla), Mariano (lateral do Galatasaray-TUR e revelado  pelo Flu), Matías Vargas (meia do Velez Sarsfield-ARG) e Rodriguinho (meia do Pyramids-EGI e ex-atleta do Corinthians).

Ou seja, a exemplo do Palmeiras em 2018, a torcida flamenguista passou a exigir pelo menos um título significativo em 2019 – e oportunidades não faltam. Além do Brasileirão, o clube carioca disputará também a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil, onde entrará apenas nas fases decisivas. Sem esquecer, é claro, o Campeonato Carioca, no qual é franco favorito, pois os demais clubes do Rio de Janeiro estão passando por dificuldades financeiras e não deverão ser páreo para a “SeleFla”.

Palmeiras mantém elenco e se reforça com jovens

O técnico Luiz Felipe Scolari confirmou que ficará no Palmeiras em 2019, apesar do assédio da Seleção da Colômbia para ser seu treinador para a Copa de 2022 no Catar. Em comum acordo com a diretoria do atual campeão brasileiro, os contratos que estavam pendentes foram renovados e o Verdão optou por trazer jovens promessas para fortalecer seu elenco.

Assim, vieram o meia Zé Rafael, paranaense revelado pelo Coritiba que fez um ótimo Campeonato Brasileiro jogando pelo Bahia; o centroavante Arthur Cabral, contratado junto ao Ceará; Matheus Fernandes, volante que pertencia ao Botafogo do Rio; Carlos Eduardo, atacante que veio do Pyramids do Egito e foi revelado pelo Goiás, e Felipe Pires, que chega por empréstimo. Seu passe pertence ao Hoffenheim, da Alemanha, mas ele estava emprestado ao Austria Viena. E também não perdeu nenhum jogador, pois Mayke, que estava emprestado pelo Cruzeiro, foi adquirido em definitivo, e Marcos Rocha, do Atlético-MG, agora é atleta palmeirense, enquanto o jovem atacante Papagaio foi emprestado ao Galo por um ano como parte da negociação. Ou seja, continua uma equipe forte – e ainda mais reforçada.

São Paulo investe forte na montagem do elenco

Ao lado de Flamengo e Palmeiras, o São Paulo pode ser considerado aquele que possui um dos melhores elencos do futebol brasileiro. Após passar anos apenas como figurante em torneios expressivos, o Tricolor do Morumbi decidiu ter chegado a hora de resgatar a marca de vencedor que tanto o caracterizou na década passada. A grandeza do clube não condizia com as campanhas decepcionantes e esteve inclusive ameaçado de ser rebaixado para a Série B.

Em 2018, no entanto, acendeu a centelha de clube vencedor, com o uruguaio Diego Aguirre como técnico. O excelente primeiro turno do Brasileirão, onde chegou a liderar por algumas rodadas, despertou até mesmo esperança em seus torcedores de que 2018 seria o ano de gritar ‘É campeão!”. Porém, à medida que os adversários deixavam as outras competições e se concentravam no Campeonato Brasileiro, a realidade se tornou flagrante. O São Paulo não possuía um elenco tão qualificado para enfrentar os adversários mais poderosos. Com isto, em vez de campeão, o Clube da Fé teve de se contentar com a quinta colocação e a classificação para a Pré-Libertadores.

Em compensação, 2019 promete ser diferente. A repatriação de Hernanes, comprado junto ao Hebei Fortune da China por 3 milhões de euros, demonstra a decisão da diretoria de futebol do clube, comandada por Raí, em investir no fortalecimento da equipe. Ídolo da torcida, sua chegada vem sendo saudada como um divisor de águas para os torcedores. Sua aura de vencedor e raça são símbolos que animam torcedores e dirigentes.

Outra contratação bastante aplaudida foi a de Pablo, artilheiro do Athletico-PR na Copa Sul-Americana, que chega com status de craque. A grande queixa dos torcedores era em relação aos goleiros. O titular Sidão, que se transferiu para o Goiás, sempre foi considerado inseguro, enquanto Jean também não conseguiu ganhar a confiança da torcida. Para solucionar este problema, foram buscar Tiago Volpi no Querétaro do México. O goleiro revelado pelo Figueirense tem a missão de resolver o problema da meta tricolor – vácuo ainda não preenchido após aposentadoria de Rogério Ceni. Completam o quadro dos contratados, os laterais Léo Pelé (ex-Fluminense que estava emprestado ao Bahia) e Igor Vinicius (ex-Ponte Preta), o volante William Farias, ex-Vitória, e o atacante Biro Biro, ex-Fluminense que estava no Shanghai Shenxin da China. A única dúvida dos torcedores é o técnico. A diretoria optou pelo jovem André Jardine, de apenas 37 anos, ao contrário de Flamengo e Palmeiras que possuem comandantes experientes.

Corinthians é outro clube que está contratando bastante

Após um segundo turno sofrível, onde esteve até ameaçado de rebaixamento no Brasileirão, a diretoria do Timão resolveu se mexer. Para começar, repatriou Fábio Carille – o técnico está de volta ao Corinthians após seis meses no futebol saudita -, comandante das últimas grandes conquistas corintianas.

Mas o técnico deve ter exigido a vinda de reforços para reassumir o time. E eles estão chegando. O de maior expressão é Mauro Boselli, centroavante argentino, de 33 anos, que trocou o Léon, do México, pelo Timão. Ele assinou contrato de dois anos e promete resolver a escassez de gols do ataque do Alvinegro Paulista. A preocupação com o ataque é tanta que ainda vieram Gustavo (Gustagol), destaque do Fortaleza no acesso à Série A, que volta ao Timão após empréstimo; Gustavo Silva, atacante, antes chamado de Mosquito, que trocou o Coritiba pelo Corinthians, e André Luis, artilheiro da Ponte Preta na Série B.

Além dos atacantes, chegaram o meia Junior Sornoza, equatoriano, de 24 anos, comprado do Fluminense e primeiro jogador do Equador a vestir a gloriosa camisa alvinegra; Ramiro, volante de 28 anos que se destacou no Grêmio, Richard, volante de 24 anos também vindo do Flu, e Michel Macedo, lateral-direito, ex-Las Palmas, da Espanha.

Internacional também se movimenta no mercado

O bom filho à casa torna. O ditado pode muito bem ser aplicado a Rafael Sobis.  Revelado nas categorias de base do Inter, o meia retorna ao Colorado pela terceira vez. Depois de ter feito sucesso no Fluminense, Tigres do México e ter integrado o elenco do Cruzeiro, o jogador está de volta ao Beira-Rio.

Ele não foi o único atacante contratado. O paraguaio Guilherme Parede, artilheiro do Coritiba na Série B de 2018, veio por empréstimo até o fim de 2019. Neilton, atacante do Vitória, também chega ao Beira Rio por empréstimo, por uma temporada, com opção de compra ao final do período. O volante Rodrigo Lindoso trocou o Botafogo pelo Internacional em negociação que envolveu a troca com Alex Santana, que foi para o clube carioca.

Grêmio perdeu Marcelo Grohe mas se recompôs

A surpreendente saída de Marcelo Grohe para o Al Itihad deixou os torcedores gremistas atônitos. Mas a recomposição veio com rapidez, com a chegada de Júlio César, goleiro de 32 anos, ex-Fluminense que assinou contrato por dois anos com o clube.

Com a saída de Ramiro e a não renovação de Cicero (até o momento), os dirigentes se preocuparam em reforçar este setor e já trouxeram Walter Montoya, destaque no Rosario Central, para o meio campo. Ele veio por empréstimo do Cruz Azul, do México, e assinou por uma temporada. O volante Rômulo também veio por empréstimo do Flamengo, com vínculo até o fim do ano.

Atlético-MG reforça a defesa

A defesa foi um dos pontos fracos do Galo na última temporada. Agora, Levir Culpi pediu e a diretoria está contratando bons defensores.  O primeiro a chegar foi Réver que havia trocado o próprio clube de Belo Horizonte pelo Flamengo e está de volta a Minas Gerais. Outro zagueiro vindo do futebol carioca, Igor Rabello, também chegou com moral por ter sido considerado um dos melhores zagueiros do Brasileirão atuando pelo Botafogo. O lateral Guga veio do Avaí para ocupar a lateral direita, enquanto o volante Jair deixou o Sport Club do Recife e se transferiu para o clube das Alterosas.

O ataque também tem reforços, com as chegadas de Vinicius, habilidoso meia que estava no Bahia, e do atacante Papagaio, emprestado pelo Palmeiras como parte da negociação da transferência de Marcos Rocha em definitivo para o clube paulista.

Cruzeiro perde Arrascaeta para o Flamengo

O Cruzeiro, sempre apontado como dono de um bom elenco, não começou bem o ano de 2019. Arrascaeta, o habilidoso meia uruguaio, forçou a saída da Toca da Raposa para integrar o elenco do clube da Gávea. Se a negociação irritou dirigentes e torcedores, pelo menos houve uma boa compensação. A venda vai render para o clube estrelado de Belo Horizonte 13 milhões de euros – a maior transação já feita pelo clube mineiro e do futebol brasileiro.

Até o momento, o Cruzeiro tem sido tímido em contratações. Confirmados estão apenas os meiocampistas Jadson, vindo do Fluminense, e Renato Kayzer, que pertence ao Cruzeiro mas estava emprestado ao Atlético-GO. Luís Orejuela, colombiano de 22 anos que estava emprestado ao Ajax-HOL, também chegou para suprir a saída do lateral direito Mayke que assinou com o Palmeiras.

Copa América abre venda de ingressos

A Copa América deste ano no Brasil, aos poucos, vai ganhando forma. A venda de ingressos para o torneio, que começa em 14 de junho e vai até 7 de julho, abriu na quinta-feira (10) pelo site copaamerica.com. As vendas são exclusivamente online e feitas em cartão de crédito.

Os preços variam de R$ 60 (sendo R$ 30 a meia) a R$ 890. A organização do evento assegurou que o torneio será 100% financiado por recursos privados. Ao menos, nos gastos relacionados ao comitê organizador da competição.

“ Ao longo do planejamento, fizemos três visitas a Brasília, para que nos reuníssemos aos diversos grupos de forças de segurança do Governo Federal e dos Estados também. Quando falamos que vamos usar recursos privados, queremos dizer que todos os custos do comitê organizador serão privados. Segurança é sempre obrigação de entes públicos. Como em qualquer lugar do mundo. Nós cuidaremos da segurança no perímetro dos estádios, da porta para dentro. Para fora do perímetro, sempre é o Estado faz isso. Estamos trabalhando com estreita colaboração dos órgãos federais e estaduais “,disse Agberto Guimarães, diretor de operações do evento.

A categoria 5, com preços a partir de R$ 60, valerá apenas para os jogos nas Arenas Corinthians e Grêmio. Nos demais, o ingresso inteiro mais barato comum aos seis estádios (Mineirão, Fonte Nova, Morumbi, palco da abertura, e Maracanã, da final, serão os outros quatro) sairá por R$ 120.

A venda dos 228 mil ingressos iniciais disponibilizados para os 26 jogos da competição – ao todo serão cerca de 1 milhão à venda – está aberta no site oficial da competição  (http://copaamerica.com/pt/) e ficará aberta ao público até o dia 24. Depois, a operação será feita de modo simplificado. Ou seja, será por ordem de chegada online. Não haverá nenhuma venda especial nesse momento.

Precificação e combate a cambistas

Os organizadores explicaram na coletiva que os preços foram definidos levando em conta as últimas competições realizadas, além da demanda e da capacidade de compra do torcedor brasileiro. Januzzi lembrou que 65% dos jogos têm ingressos entre R$ 60 e R$ 350 – ou meias de R$ 30 a R$ 175. Isto num universo de um milhão de ingressos à venda durante o torneio.

Com limite de cinco ingressos por partida para cada pessoa comprar, o Comitê espera inibir cambistas e conta com ajuda de órgãos públicos de segurança. Na Copa do Mundo de 2014 um esquema de venda de ingressos irregular provocou prisões.

Cabeças de chave

A Conmebol confirmou que Brasil, Uruguai e Argentina serão os cabeças de chave da competição. O sorteio dos três grupos da Copa América está marcado para o dia 24 de janeiro, em evento na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Além dos integrantes da Conmebol, a competição contará com duas seleções convidadas da Ásia: Catar e Japão. Colômbia, Chile e Peru estão no pote 2. Venezuela, Paraguai e Japão ficarão no 3, enquanto o 4 terá Equador, Bolívia e Catar.

Definida como cabeça de chave do grupo A, a seleção brasileira já tem caminho pelas sedes traçado entre Morumbi, Arena Fonte Nova e Arena Corinthians na fase de grupos. E pode ficar sem jogar no Maracanã – assim como na Copa do Mundo de 2014 – caso não chegue à final.

O Brasil protagonizará o jogo de abertura no Morumbi, no dia 14 de junho, às 21h30, e na rodada seguinte irá a Salvador para jogar na Arena Fonte Nova, no dia 18, no mesmo horário. O último jogo na fase de grupos será na Arena Corinthians, no dia 22, às 16h.

NFL em tempo de decisão

Após a rodada envolvendo as equipes que entraram nos playoffs como wild cards, a NFL entra na fase de decisão reunindo os oito times com possibilidades de conquistar o ambicionado Super Bowl.

Aqui está a tabela com os jogos, horários e emissoras que transmitirão as partidas:

Semifinais de Divisão

  • Sábado, 12 de janeiro

Nº 6 Indianapolis x Nº 1 Kansas City, 4:35 p.m. ET (NBC)

Nº 4 Dallas x Nº 2 Los Angeles Rams, 8:15 p.m. ET (Fox)

  • Domingo, 13 de janeiro

Nº 5 L.A. Chargers x Nº 2 New England, 1:05 p.m. ET (CBS)

Nº 6 Philadelphia x Nº 1 New Orleans, 4:40 p.m. ET (Fox)

Decisões de divisões

  • Domingo, 20 de janeiro

NFC Championship, 3:05 p.m. ET (Fox)

AFC Championship, 6:40 p.m. ET (CBS)

Super Bowl LIII

  • Domingo, 3 de fevereiro

AFC x NFC em Atlanta, 6:30 p.m. ET (CBS)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo