Estados Unidos Manchete

Senado começa a julgar pedido de impeachment de Trump nesta terça

Trump é acusado de abuso de poder (Foto: Evan Guest/Flickr)
Trump é acusado de abuso de poder (Foto: Evan Guest/Flickr)

Começa na tarde desta terça-feira (21) o tão aguardado julgamento do pedido de impeachment do presidente Donald Trump, aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro. A expectativa é que o julgamento seja longo, com vários discursos, réplicas e tréplicas. 

Trump é acusado de abuso de poder ao pedir para o governo da Ucrânia investigar a família do seu adversário político Joe Biden e de obstrução do Congresso por tentar impedir depoimentos ao Legislativo e deixar de entregar documentos.

Na primeira sessão do julgamento, os senadores devem votar uma resolução sobre o formato do processo, inclusive determinando se testemunhas serão convocadas a depor. A convocação de testemunhas – uma demanda do Partido Democrata – influenciará diretamente na duração do julgamento.

A defesa de Trump apresentou seus argumentos aos senadores e disse que todo esse processo é uma “afronta à Constituição”.  O texto entregue na segunda-feira ao Senado considera o procedimento “falho” e diz que o objetivo dos democratas “nunca foi buscar a verdade”. O documento pede que os senadores rejeitem o impeachment alegando que as acusações falham, do ponto de vista jurídico, ao apontar as irregularidades passíveis de impeachment.

O esperado é que o Senado absolva Trump das acusações e o mantenha no cargo, já que para ser afastado, seriam necessários votos de dois terços dos senadores (que são na maioria do Partido Republicano).  (Com informações da Reuters e G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo