Estados Unidos Manchete

Senado dos EUA dá primeiro passo para revogar Obamacare

Em sessão que entrou na madrugada, senadores aprovaram resolução para acabar com programa de seguro saúde

Moradores da Flórida terão mais tempo para se inscrever no Obamacare
Obamacare (foto: wikimedia)

DA REDAÇÃO, COM AP – O Senado americano deu o primeiro passo concreto no sentido de acabar com o Obamacare, a reforma na área da saúde que entrou em vigor há três anos. Em sessão que adentrou a madrugada, os congressistas aprovaram por 51 votos a favor e 48 contra uma resolução que que revogue o programa de seguro de saúde assinado pelo presidente Barack Obama em 2010.

A resolução vai agora para a Câmara dos Deputados, que deverá votar o tema ainda nesta semana. O desmantelamento do Obamacare é uma prioridade do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e dos republicanos nas duas Casas legislativas, controladas pelo partido.

“O Obamacare está entrando em colapso e estamos enviando uma equipe de resgate”, disse o senador Republicano, Mike Enzi.

O senador Democrata, Bern Sanders disse: “É importante que este país saiba que planos de saúde de 30 milhões de pessoas serão jogados no lixo. Se isso acontecer, muitas dessas pessoas irão morrer”.

A lei, votada em 2010, proíbe as seguradoras variar os preços dos planos com base no histórico clínico ou no sexo, se recusar a assegurar um paciente muito caro, ou limitar a quantidade de reembolsos anuais – o que eram práticas legais e que levaram alguns pacientes com doenças graves à ruína. Milhares de americanos que não tinham acesso a planos de saúde, passaram a contar com o  benefício.

Em troca, a lei exige que qualquer pessoa localizada nos Estados Unidos, americana ou estrangeira, deve aderir um plano de saúde sob pena de uma multa.

A reforma também definiu os tratamentos que as seguradoras devem cobrir sistematicamente. Todo seguro deve incluir, por exemplo, internações, incluindo emergências. E os cuidados preventivos, como exames de diabetes ou câncer, vacinas ou métodos contraceptivos devem ser integralmente reembolsados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo