Manchete Notícias

Senador Marco Rubio quer acabar com ‘privilégios’ imigratórios de cubanos

Nos EUA, o cubano que pisa em solo americano tem todos os direitos imigratórios garantidos

Guarda Costeira intercepta barco com cubanos na Flórida
Guarda Costeira intercepta barco com cubanos na Flórida

Da Redação com Sunsentinel – Desde 1959, o cubano que pisa em solo americano tem todos os direitos imigratórios – social security, residência e cidadania – garantidos. Eles também recebem subsídios do governo. Pela lei conhecida como “pé seco”, “pé molhado”, o imigrante da ilha só é mandado de volta a Cuba se for pego no mar. O senador do Partido Republicano Marco Rubio quer acabar com o que chama de privilégio para os cubanos.

“Muitos de vocês sabem que sou filho de imigrantes cubanos. Eu vivo num lugar onde a comunidade cubana teve um papel importante para o nosso país, mais especificamente no sul da Flórida. Mesmo assim, volto a afirmar, essa distinção entre imigrantes não se justifica mais”, disse o senador que desistiu de concorrer à presidência dos EUA há pouco mais de um mês.

A proposta de Rubio é acabar automaticamente com o status de refugiados para os cubanos e colocá-los na mesma categoria que os demais imigrantes.

A proposta de Rubio é acabar automaticamente com o status de refugiados para os cubanos
A proposta de Rubio é acabar automaticamente com o status de refugiados para os cubanos

Num discurso inflamado no plenário do Senado, Rubio disse para os colegas. “Um número significante de pessoas chega a este País de Cuba porque eles sabe que chegando aqui receberão todos os benefícios federais que nenhum outro grupo de imigrante se qualificaria, a menos que prove que seja refugiado”, disse. E acrescentou: “A atual política é um abuso e está ferindo os direitos de quem paga impostos. Existem pesquisas que mostram que o suporte financeiro a cubanos passa de $680 milhões e este número tem só aumentado”.

Outros senadores republicanos, John Cornyn do Texas e Jeff Flake do Arizaona assinaram a medida proposta por Rubio. Na Câmara dos Deputados, a proposta contou também com apoio dos democratas Frederica Wilson, Debbie Wasserman Schultz e Lois Frankel, todos da Flórida. Além desss, outros 30 parlamentares apoiam o projeto.

De acordo com o U.S. Customs and Border Protection, mais de 43 mil cubanos entraram em território americano no ano passado, sendo que 10 mil chegaram a Miami e o restante cruzou a fronteira do México. Com a aproximação dos dois países desde o final de 2014, os cubanos estão com medo que acabe a lei para exilados e estão vindo cada vez mais.

Os haitianos também têm os mesmos privilégios dos cubanos, porém não seriam afetados pelaproposta do senador.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo