Arte & Cultura Cinema/TV

“Star Wars” arrasa nas bilheterias, e Disney quer mais 4 filmes da saga

Longa que dá novo fôlego à saga criada por George Lucas nos anos 1970 faturou $238 milhões em fim de semana de estreia nos EUA, um recorde histórico

DA REDAÇÃO, COM REUTERS E UOL – Não se falou em outra coisa no mundo do entretenimento neste mês de dezembro. E o burburinho causado pela iminência da estreia de “Star Wars – The Force Awakens” surtiu efeito. O filme fechou seu primeiro fim de semana como a maior bilheteria de abertura da história no país.

O filme de J.J. Abrams arrecadou o montante estimado de $238 milhões de dólares nos cinemas americanos e canadenses até sexta-feira, superando com folga os $208 milhões somados por “Jurassic World” em sua estreia em junho.

O montante da estreia domestica é cerca de $10 milhões a mais do que a maioria das projeções, mostrando que o novo episódio da franquia ainda causa um impacto de grande alcance.

Globalmente, no entanto, a força não despertou com tanta força assim. Mas foi por pouco. Embora tenha arrecado a impressionante bilheteria de $517 milhões, “Star Wars” não ultrapassou a marca dos dinossauros, de $524 milhões. Não foi culpa da Disney, mas sim da China. O segundo maior mercado de cinema do mundo só vai estrear o filme em 2016.

Em apenas um dia de exibição na estreia, o longa teve uma arrecadação de $57 milhões só nos Estados Unidos. A antiga marca era do segundo filme da saga “Harry Potter”, com $43,5 milhões em sua pré-estreia.

A abertura recorde só serve para atiçar ainda mais o merchandising e o licenciamento de vendas. Os analistas preveem lucro de $3 bilhões.

Com o mega lançamento, outros filmes fizeram estreias tímidas no mercado americano. “Alvin” aparece em 2° lugar, com $14,4 milhões. Já a comédia “Sisters”, com Tina Fey e Amy Poehler, ficou em 3°, com $13,9 milhões.

Mais quatro filmes
Segundo o jornal “The New York Times”, o estrondoso sucesso alcançado por “The Force Awakens” já deu início, nas unidades de criação da Disney, a planos para mais quatro filmes da saga de batalhas intergaláticas.

O êxito do filme mostrou à indústria cinematográfica que mesmo em tempos de adesão massiva a plataformas como Netflix, o ato de ir a uma sala de cinema assistir a um filme ainda tem forte apelo.

Além de mais quatro “Star Wars”, a Disney também planeja novos filmes da série “Indiana Jones”, enquanto a Fox pretende faturar bilhões com mais três “Avatar”, com a Universal também no páreo com mais um “Jurassic Park”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo