Os dias em que havia uma cafeteria Starbucks em cada esquina de cidades americanas estão chegando ao fim. A empresa anunciou esta semana que vai cortar custos e isso envolve dispensar 900 funcionários e encerrar as atividades de mais de 400 lojas em toda a América do Norte. O CEO da empresa, Brian Niccol, informou que as lojas fechadas não estão atendendo às expectativas de venda da empresa. “Estamos fazendo essa reestruturação para construir uma marca mais sólida, forte e resiliente”.
A Starbucks tem hoje mais de 32 mil lojas em todo o mundo. Analistas de mercado afirmam que a empresa está enfrentando concorrentes com preços mais baixos, como o Dunkin Donuts, Blank Street Coffee e Blue Bottle.
Pesquisa divulgada pela CNN mostra que 70% dos consumidores entrevistados consideram a Starbucks cara e que têm consumido menos no local. Esses consumidores têm renda menor que $100 mil por ano.
O CEO espera, com este novo plano de reestruturação de $1 bilhão, reformar as lojas existentes, com novas mesas e cadeiras, sofás e mesas mais modernos e atraentes para os consumidores.