Aconteceu Marta Ramos

Stroganoff, delícia russa mundial

Stroganoff é um prato tipico russo
Stroganoff é um prato tipico russo

A família Stroganoff da nobreza russa, riquíssima e poderosa, teve seu nome imortalizado no prato russo mais conhecido e apreciado no mundo todo: o stroganoff.  No século XIX, o cozinheiro alemão do Conde Stroganoff resolveu homenagear o patrão e criou um prato que consistia em cubos de carne bovina, empanados e cozidos num caldo de legumes e mostarda e finalizado com creme de leite. Pronto, estava criado esta delícia russa apreciada no mundo todo.

Cada país foi acrescentando mais ingredientes e a receita foi adaptada ao gosto do freguês local. Na França puseram champignons, nos Estados Unidos o catchup, na Austrália o bacon, na China a cebola, na Itália fazem com vinho tinto. E o Brasil avacalhou total com a receita original. Aportuguesaram o nome para estrogonofe e inventaram estrogonofe de tudo: de frango, de camarão, vegetariano sem carne, de macarrão. E colocam de tudo no estrogonofe: milho, palmito, ervilha, molho de tomate e é servido com arroz branco e batata palha. Na Rússia, o prato é servido só com batata em palito frita. O berço do stroganoff é a cidade de São Petersburgo, onde se pode visitar o Palácio dos Stroganoff.

Lá, também está o famoso restaurante stroganoff, que serve o autêntico stroganoff russo. É o prato principal da casa, que ficou lotada todos os dias da Copa do Mundo e não aceitava mais reservas até o fim dela. Bem, como sempre, não me impressionei com esta afirmação da recepcionista do restaurante e pedi para falar com o gerente. Eu estava decidida a provar e a mostrar para meus filhos o mais famoso prato da culinária russa e falei com o gerente que eu era jornalista brasileira , que queria provar o stroganoff autenticamente russo “in loco” e tirar umas fotos para fazer uma reportagem. Touché! É claro que funcionou, me deu uma excelente mesa e nós nos deliciamos com o verdadeiro stroganoff de filet mignon, que é servido com batata frita ou purê de batata. Mas, o garçom muito atencioso, trouxe um arrozinho também, e comentou que a brasileirada sempre pede o arroz para acompanhar.  O strognoff era o prato predileto de Abraham Lincoln e também de Charles Chaplin, sabiam?

Os russos são muito acolhedores e pelo que pude observar gostam muito do povo brasileiro, pois abriam o maior sorriso quando perguntavam a nossa nacionalidade, e tratavam a gente com muito carinho. Pediam para tirar fotos conosco, quando estávamos usando a camiseta amarela da Seleção, e cheguei a ganhar abraços e balas de umas senhoras russas dentro do vagão do metrô. Uma delas me disse que gostaria que todos os anos tivesse Copa na Rússia, pela alegria que os turistas trouxeram com eles. Que agora ela tinha certeza que todos os povos têm os mesmos sentimentos e são iguais a eles. Falou isto em inglês. Coisa rara um russo falar inglês.Mas, com a tecnologia moderna se pode conversar em várias línguas, basta baixar alguns aplicativos para celular. Não tivemos nenhum problema de comunicação, nem de locomoção, pois lá usamos Uber o tempo todo. Muito fácil e rápido.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo