Estados Unidos Manchete

Substâncias tóxicas liberadas por acidente de trem em Ohio preocupam ambientalistas e moradores

Desde o acidente, no início de fevereiro, as autoridades vêm registrando um número crescente de relatos de pessoas com sensação de queimação nos olhos, animais adoecendo e um forte odor persistente na região de East Palestine

Acidente de trem causa liberação de substâncias tóxicas em East Palestine, Ohio. Foto: AP News

Preocupações relacionadas a saúde e ao meio ambiente estão aumentando em East Palestine, Ohio, depois que um trem descarrilhado contendo substância tóxicas explodiu na semana passada. O acidente aconteceu em 3 de fevereiro, quando cerca de 50 vagões de um trem da Norfolk Southern saíram dos trilhos na fronteira entre Ohio e Pennsylvania, causando um incêndio que durou dias. O trem transportava produtos químicos perigosos, incluindo acrilato de butila, cloreto de vinila, fosgênio e cloreto de hidrogênio, entre outros.

Por precaução, moradores de East Palestine evacuaram suas residências e, na segunda-feira (6), equipes especializadas conduziram uma “liberação controlada” dos produtos químicos perigosos, causando uma grande nuvem de fumaça preta que dissipou pelo céu e foi avistada em diversas cidades do estado. A ordem de evacuação em East Palestine foi suspensa na quarta-feira (8) e, desde então, as autoridades vêm registrando um número crescente de relatos de pessoas com sensação de queimação nos olhos, animais adoecendo e um forte odor persistente na região. Segundo a agência AP News, o fosgênio liberado durante a operação é um gás altamente tóxico e incolor que pode provocar vômitos e problemas respiratórios, e foi usado como arma na Primeira Guerra Mundial.

Proprietários de empresas e residentes de East Palestine entraram com ações judiciais contra a Norfolk Southern, dizendo que a empresa foi negligente e exigindo que a empresa cubra os exames médicos supervisionados pelo tribunal para doenças graves que podem ser causadas pela exposição a esses produtos químicos.

As autoridades locais, porém, afirmam que tanto o ar quanto a água da região estão em condições seguras para a população. No domingo (12), a Agência de Proteção Ambiental (EPA), disse que não detectou “nenhum nível preocupante” de químicos em East Palestine. A agência acrescentou que não foram encontrados cloreto de vinila ou cloreto de hidrogênio nas 291 residências rastreadas até segunda-feira (13). Restam 181 residências a serem avaliadas no programa voluntário de triagem de ar interno.

Segundo informou o Departamento de Saúde de Ohio, respirar ou beber cloreto de vinila pode causar vários riscos à saúde, incluindo tonturas e dores de cabeça. A exposição contínua ao produto químico também pode causar danos no fígado. As autoridades recomendam aos residentes que procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem os sintomas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo