Estados Unidos Manchete

Super Tuesday: Joe Biden vence em dez estados e Sanders em três

Resultados da Califórnia ainda estão sendo apurados; “ainda estou muito vivo”, celebrou Biden após os primeiros resultados das prévias democratas realizadas em 14 estados

Joe Biden saiu vitorioso da Super Tuesday (Foto Divulgação Campanha Joe Biden)

O ex-vice presidente de Barack Obama, Joe Biden, saiu vitorioso na Super Tuesday, eleições do Partido Democrata realizadas em 14 estados na noite de terça-feira (4). A Super Tuesday é considerada decisiva para a definição do candidato que disputará as eleições presidenciais.

Ainda faltando o estado da Califórnia para finalizar a apuração, Biden venceu em dez estados, enquanto Sanders aparecia como vencedor em outros três. Quem ganha mais votos consegue mais delegados para defender a sua candidatura na convenção democrata, que indicará o adversário de Trump

O senador Bernie Sanders saiu na frente no Texas — um dos estados mais importantes da Super Tuesday —, mas viu Biden empatar ao longo da apuração e, mais tarde, ultrapassá-lo e vencer. Assim, Sanders precisaria de uma ampla vitória na Califórnia, onde 415 delegados serão atribuídos. Ele lidera a disputa na Califórnia por enquanto.

Biden também conseguiu bons resultados entre eleitores mais velhos e da ala mais conservadora do Partido Democrata, o que explicou o sucesso de Biden em alguns desses estados. Ele também contou com apoio de Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, desistentes da campanha.

“Há apenas alguns dias a imprensa e os especialistas declararam a campanha morta. Então estou aqui para relatar que estamos muito vivos. E não se engane: esta campanha vai mandar Donald Trump de volta para casa”, declarou em Los Angeles.

De acordo com projeções, Bernie Sanders sairá vitorioso na Califórnia — estado que atribuirá o maior número de delegados, 415 no total. Sanders conta com uma vantagem confortável na Califórnia para que conquiste bem mais delegados do que Biden. Assim, a disputa poderia ficar mais favorável para o senador.

Após os resultados prévios desta Super Terça, a tendência é que Elizabeth Warren deixe a disputa. Ela não chegou a declarar essa possibilidade, mas como não obteve bom resultado em nenhum estado, as chances da pré-candidata diminuíram.

O bilionário Michael Bloomberg, depois de gastar centenas de milhares de dólares na campanha, foi a grande decepção do pleito Democrata, tendo vencido apenas no território da Samoa Americana. Diante desse cenário, Bloomberg anunciou que vai reavaliar a candidatura.  (Com informações da Reuters e G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo