Estados Unidos

Superlua de novembro promete o maior espetáculo lunar do ano

Na noite de 5 de novembro, a lua cheia fica mais próxima da Terra, aparecendo maior e mais luminosa que o normal: um convite para desacelerar e apreciar o céu.

A superlua de novembro será a lua cheia mais próxima da Terra em 2025. Foto: Reprodução TV

Na noite de 5 de novembro, quem estiver nos EUA poderá observar a superlua mais próxima da Terra do ano (a “Beaver moon”). Será uma lua cheia visivelmente maior e mais brilhante do que o normal.

Para observar o fenômeno à noite, a dica é olhar para o horizonte logo depois do pôr-do-sol, quando ela parece ainda maior devido à chamada “ilusão da lua”. A lua cheia exata, na verdade, acontece às 8:19 da manhã no horário do leste dos EUA em 5 de novembro.

A órbita da lua ao redor da Terra não é perfeitamente circular, e quando a lua cheia coincide com o ponto mais próximo do planeta, ela é conhecida como superlua. Observadores podem notar até 14% de aumento no diâmetro aparente e cerca de 30% mais brilho em comparação com uma lua cheia em apogeu.

Algumas dicas para aproveitar o fenômeno são: procure locais com horizonte aberto na direção leste; binóculos ou câmeras com zoom ajudam a capturar detalhes; compare com luas cheias anteriores para notar a diferença de tamanho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo