Local Manchete

Surto de meningite na Flórida tem alto índice de mortalidade e grupos de risco devem se vacinar, alerta CDC

Surto tem afetado principalmente homens que se envolvem sexualmente com outros homens; maior número de pessoas infectadas está nos condado de Orange e Miami-Dade

Nos EUA, existem dois tipos de vacinas aprovadas contra a menongiye. Uma delas é a MenACWY(foto: Pixabay)

As autoridades de saúde da Flórida estão alarmadas com o alto índice de óbito entre pacientes de meningite meningocócica: 25% das pessoas contaminadas morreram, ou seja 12 entre os 48 doentes registrados de janeiro até agora.

O número pode parecer irrelevante se comparado aos 22 milhões de habitantes do estado. Mas durante todo o ano 2021 foram contabilizados 27 casos; em 2020 tiveram 17; e 23 em 2019. Dentre os diagnósticos emitidos este ano, quatro foram em Miami-Dade e dois em Broward. A maior quantidade de pessoas infectadas está no condado de Orange, com 14 casos.

O surto tem afetado principalmente homens que se envolvem sexualmente com outros homens. A doença, entretanto, não atinge apenas pessoas da comunidade LGBTQ+. Os Centers for Disease Control (CDC), está investigando o que pode estar relacionado ao surto entre este grupo de pessoas.

O orgão está planejando uma grande campanha educativa sobre doença em inglês e espanhol durante todo o verão, e disse que estará presente em todos as paradas do Orgulho Gay previstas para este ano na Flórida.

A meningite é causada pela bactéria Neisseria meningitidis e transmitida através de contato envolvendo saliva, gotículas expelidas pelo nariz ou garganta ao tossir, falar ou espirrar, e por meio de relação sexual.

A doença inflama a medula espinhal e a membrana que reveste o cérebro. Ainda não há um teste que detecta a doença. As autoridades de saúde indicam que aos primeiros sintomas o paciente deve procurar um médico para realizar um exame de sangue. Os sinais mais comuns da contaminação são fraqueza, febre, dor de cabeça forte e vômito. O tratamento é feito com antibióticos.

Nos EUA, existem dois tipos de vacinas aprovadas contra a meningite. Uma delas é a MenACWY.  O imunizante é oferecido rotineiramente a todas as crianças de 11 a 12 anos com uma dose de reforço aos 16 anos. Isso ocorre porque adolescentes e adultos jovens estão no grupo de alto risco. OS CDC garantem que a vacina é segura e não causa efeitos colaterais. Veja abaixo alguns locais no sul do estado em que a MenACWY é oferecida:

Miami-Dade

Latinos Salud em Miami Beach, 925 Arthur Godfrey Road, Suite 200, e também no endereço Southwest , 2760 SW 97th Ave., Suite 103. Pacientes devem agendar um horário online.

FIU Health: 800 SW 108th Ave., Suite 100. Para marcar uma consulta, ligue para 305-348-3627. O

Broward

Latinos Salud:  Wilton Manors, 1401 NE 26th St.

Cleveland Clinic: Weston, 2950 Cleveland Clinic Blvd. 

Departamento de Saúde da Flórida também oferece vacinas contra a doença meningocócica pelo custo de $130. Mais informações pelo telefone: (786) 845-0550 .

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo