Negócios

Taxas de hipoteca saltam para 6,81%, nível mais alto este ano nos EUA

Com a taxa média acima de 6,6% todas as semanas em junho, o mercado de verão tem sido desafiador, tanto para vendedores quanto para compradores de imóveis

Taxa de hipoteca ficou acima de 6,6% em junho. Foto: Freddie Mac

As taxas de hipoteca nos Estados Unidos subiram na semana passada, com dados econômicos recentes mostrando que a inflação continua estável, de acordo com dados da Freddie Mac. A hipoteca de taxa fixa de 30 anos teve uma média de 6,81% na semana encerrada em 6 de julho, acima dos 6,71% da semana anterior. Há um ano, a taxa fixa de 30 anos era de 5,30%.

Com a taxa média acima de 6,6% todas as semanas em junho, o mercado de verão tem sido desafiador, tanto para vendedores quanto para compradores de imóveis. “Para os vendedores, essas altas taxas de hipoteca têm levado os proprietários de imóveis a adiar seus planos de venda e mudança, apesar do fato de os preços das casas ainda estarem altos e os consumidores geralmente concordarem que é um bom momento para vender”, disse Jiayi Xu, economista da Realtor.com.

“As taxas de hipoteca continuaram sua trajetória ascendente, subindo para a taxa mais alta deste ano até agora”, disse Sam Khater, economista-chefe da Freddie Mac. “Essa tendência ascendente está sendo impulsionada por uma economia resiliente, inflação persistente e um tom mais agressivo do Federal Reserve. Essas altas taxas combinadas com estoque baixo continuam a tirar muitos potenciais compradores de imóveis do mercado”, afirmou.


Efeito Cascata

Quase 82% dos compradores de imóveis relataram sentir-se “presos” por suas hipotecas de baixa taxa existentes, de acordo com o Realtor.com, enquanto cerca de 1 em cada 7 proprietários sem um plano de venda citaram sua taxa baixa atual como motivo para permanecer à margem. “Como resultado, o número de casas à venda permaneceu menor do que os níveis do ano passado, com as novas listagens acumuladas no ano ficando 20% atrás do ritmo do ano passado”, disse Jiayi Xu.

“Além do estoque limitado para os compradores, o aumento das taxas de juros também representa uma preocupação significativa para aqueles que pretendem comprar uma casa no próximo ano”, disse ela, citando dados do Realtor.com. “Cerca de 78% dos compradores de imóveis que planejam comprar em um futuro próximo antecipam o preço fora do mercado se os preços das casas e as taxas de hipoteca continuarem subindo.”

As aplicações de hipotecas caíram para seu nível mais baixo em um mês na semana passada, à medida que as taxas para a maioria dos tipos de empréstimos aumentaram, de acordo com a Mortgage Bankers Association. “Os pedidos de compra diminuíram pela primeira vez em um mês, pois os compradores de imóveis permaneceram sensíveis às mudanças nas taxas”, disse Joel Kan, vice-presidente e vice-economista-chefe da MBA. “As taxas ainda são mais de um ponto percentual mais altas do que há um ano, e a acessibilidade da moradia ainda é um desafio em muitas partes do país.”

Ele acrescentou, no entanto, que o tamanho médio do empréstimo para um pedido de compra caiu para $ 423 mil – seu nível mais baixo desde janeiro de 2023.

*com informações da CNN

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo