Estados Unidos Geral Manchete

Tempestade Claudette atinge os EUA e causa 12 mortes no Alabama, sendo dez crianças

Acidente envolvendo vários veículos durante a passagem da tempestade foi considerado pelas autoridades "o pior de todos os tempos" no estado

Rodovia ficou fechada durante horas para o resgate das vítimas (foto: Reuters)

A terceira tempestade nomeada da temporada 2021 de furações no Oceano Atlântico, Claudette, se formou neste sábado (19), deixando em alerta os estados do Alabama, Mississippi, Geórgia, Louisiana e parte da Flórida.

Ainda como uma depressão tropical, o fenômeno atingiu o Alabama no fim da tarde de sábado,  causando enchentes e deixando um saldo de 12 mortos no estado, incluindo dez crianças.

Na madrugada desta segunda-feira (21), Claudette ganhou força e foi classificada pelo National Weather Service (NWS) como tempestade tropical, à medida que segue para a costa leste dos EUA.

Em um boletim, o NWS advertiu que a tempestade mantinha ventos de 40 milhas por hora e seguia em direção à Raleigh e Cape Fear, ambos em North Carolina.

Toda a área que vai da Geórgia às Carolinas está em alerta de chuvas torrenciais e possíveis formação de tornados.

Após passar por essa região, os meteorologistas preveem que Claudette perca força e seja reclassificada para tempestade pós-tropical, enquanto continua sua rota pelo Atlântico, rumo à Nova Escócia, no Canadá. 

Na Flórida, o sistema tropical deve causar ainda mais chuvas.

O “pior acidente de todos os tempos” no Alabama

Numa publicação no Facebook, a polícia do condado de Butler atribuiu à depressão tropical Claudette o que eles consideraram “o pior acidente de todos os tempos“.

Dez pessoas, incluindo oito crianças, um adulto e um bebê morreram em um engavetamento envolvendo pelo menos 12 carros na rodovia Interestadual 65. As autoridades suspeitam que as colisões foram causadas pelo mau tempo durante a passagem da tormenta.

O xerife Wayne Garlock declarou que os veículos, provavelmente, derraparam na água que cobria o asfalto.

Duas vítimas foram identificadas como Cody Fox, de 29 anos, e sua filha de 9 meses, moradores do condado de Marion, no Tennessee.

Outras nove meninas entre 4 e 17 anos que seguiam em um ônibus para o Alabama Sheriff’s Youth Ranches, um alojamento para vítimas juvenis de abandono e violência, também morreram no acidente. A motorista foi hospitalizada.

Ainda no Alabama, os ventos fortes da tormenta derrubaram uma árvore sobre uma casa na cidade de Tuscaloosa. Um homem de 24 anos faleceu no local.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo