Estados Unidos Geral Manchete

Tempestade de inverno Elliot deixa ao menos 50 mortos nos Estados Unidos

Pior impacto foi em Buffalo, no condado de Erie, em New York, onde 43 polegadas de neve caíram na manhã de domingo

Em alguns estados a temperatura a temperatura chegou a cair para até -40 °F (foto: NBC)
Em alguns estados a temperatura a temperatura chegou a cair para até -40 °F (foto: NBC)

A tempestade de inverno Elliot — a mais forte já registrada em décadas nos Estados Unidos — deixou ao menos 50 pessoas mortas no penúltimo final de semana do ano, a maioria em New York. Na manhã de segunda-feira (26), milhares de residências ainda estavam sem eletricidade. O pior impacto foi em Buffalo, no condado de Erie, (NY), onde 43 polegadas de neve caíram na manhã de Natal. Os moradores ficaram literalmente trancados em suas casas por conta das montanhas de neve que bloquearam as portas. A baixa visibilidade nas estradas fez com que as autoridades municipais emitissem uma ordem proibindo o tráfego de veículos.

Erin também foi o condado com o maior numero de óbitos relatado até o momento: 25 no total. A maioria das vítimas foram encontradas congeladas dentro ou fora de veículos, e também há casos de pessoas que sofreram falência cardíaca por conta do ar denso. “Recebemos muitas ligações de emergência sobre cadáveres e estamos trabalhando diligentemente para confirmar e recuperar os corpos”, disse o comissário da polícia de Buffalo, Joseph Gramaglia, em coletiva de imprensa.

A gigantesca frente fria vinda do Ártico que se estende da fronteira com o Canadá ate a fronteira com o México, torna Elliot um “evento histórico”. Nos estados de Montana, Dakota do Sul, Idaho e Wyoming a temperatura chegou a cair para até -40 °F e especialistas alertaram as pessoas para ficarem em casa por conta do alto risco de queimaduras causadas pela baixíssima temperatura.

As condições climáticas brutais também forçaram milhares de americanos a mudarem os planos de viajar no Natal, com mais de 5 mil voos cancelados na sexta-feira (24), mais de 3.400 cancelados no sábado (25) e mais de 2.800 cancelados domingo de Natal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo