Tempestade tropical Cindy ameaça 17 milhões de pessoas na Costa do Golfo

Alabama, Louisiana, Mississippi e Texas estão se preparando para a chegada da tempestade; verão começa hoje com recordes de temperatura na Costa Oeste

0
7709
Milhares de pessoas se preparam para a chegada de Cindy

DA REDAÇÃO, COM CNN – Milhares de pessoas estão se preparando para a chegada da tempestade tropical Cindy, que se formou no Oceano Atlântico e está avançando para os estados do Alabama, Louisiana, Mississippi e Texas. A expectativa dos meteorologistas é que 17 milhões de pessoas sejam atingidos pelas fortes chuvas e alagamentos entre quarta e quinta-feira (22).

Entre quarta e quinta-feira (22), Cindy deve trazer pelo menos 12 inches de chuvas para o Texas e para a Louisiana, de acordo com o National Weather Service. Cindy é apenas a segunda tempestade tropical a se formar no Atlântico desde o início da temporada de furacões no dia 1º de junho.

Os ventos podem chegar a 50 mph nessas áreas. Moradores estão protegendo suas casas, construindo barricadas e se preparando para as fortes chuvas.

O governador do Alabama, Key Ivey, se adiantou e já decretou estado de emergência no estado para garantir recursos caso a chuva venha. No Mississippi, a cidade de Biloxi declarou estado de emergência, devido ao alto risco de inundações.

A já traumatizada pelo furacão Katrina, que destruiu grande parte da cidade em 2005, New Orleans está também em estado de alerta para Cindy. Repartições públicas já estão fechadas na cidade nesta quarta-feira (21).

Calor é recorde

O verão começou oficialmente às 12:24 am nesta quarta-feira (21)  no Hemisfério Norte e os EUA já registram recordes de temperatura na costa oeste. Em Phoenix, no Arizona, por exemplo, os termômetros passam dos 100ºF e a população está sofrendo com o calor. Autoridades já solicitaram para que os moradores economizem energia elétrica devido ao grande risco de apagão.

O aeroporto de Los Angeles, na Califórnia, teve diversos voos cancelados devido ao excesso de calor que interfere no funcionamento das turbinas.

População já enfrenta fortes chuvas na Costa do Golfo
População já enfrenta fortes chuvas na Costa do Golfo FOTO AFP