Estados Unidos

Tempestade tropical Harold atinge o Texas e marca primeira ocorrência da temporada de furacões no Atlântico

As fortes chuvas começaram um pouco antes das 11 am em Padre Island, Texas, com ventos sustentados de 50 mph

Tempestade tropical Harold atinge o Texas. Foto: Austin Burkes

A tempestade tropical Harold atingiu a costa sul do Texas na manhã de terça-feira (22), marcando a primeira ocorrência da temporada de furacões no Atlântico em 2023. As fortes chuvas começaram um pouco antes das 11 am em Padre Island, Texas, com ventos sustentados de 50 mph, de acordo com o National Hurricane Center.

Segundo o serviço de meteorologia, a tempestade continuará a atingir partes do sul do Texas e do México durante toda a tarde e noite de terça-feira, com possibilidade de continuar até quarta-feira (23). Avisos de tempestade tropical foram emitidos da foz do Rio Grande até Port O’ Connor, Texas. Mais de 1 milhão de pessoas estão sob alerta de tempestade tropical no estado.

Harold poderá despejar de 3 a 5 polegadas de chuva no sul do Texas, com quantidades localmente mais altas, próximas a 7 polegadas. Em todo o México, são esperados de 4 a 6 polegadas de chuva.

Ventos com força de tempestade tropical ocorrerão em torno de onde Harold tocou a terra com ventos sustentados de 40 a 50 mph e rajadas de até 65 mph. À medida que a tempestade se move para o interior na tarde de terça-feira, a velocidade do vento pode diminuir um pouco, mas rajadas locais de 30-40 mph ainda serão possíveis.

Mais tempestades no radar

Harold é a mais recente adição a uma série de sistemas tropicais sendo rastreados pelo National Hurricane Center.

A tempestade tropical Franklin está à deriva no Mar do Caribe e deve se fortalecer antes de chegar a Hispaniola. Os meteorologistas estão prevendo “inundações repentinas significativas e potencialmente fatais” sobre a ilha até quarta-feira (23).

Os meteorologistas estão prevendo que Franklin será uma forte tempestade tropical no sábado (26) e se tornará um furacão no domingo (27) com ventos de 80 mph, tornando-se uma tempestade de categoria 1.

Prevista inicialmente como tempestade tropical, a Gert enfraqueceu em uma depressão tropical na terça-feira (22) e se tornou um ciclone pós-tropical por volta das 11 am.

Mais a leste no Atlântico, o que era a tempestade tropical Emily pode se fortalecer novamente à medida que se move para o norte.

Outra perturbação a oeste de Cabo Verde – Invest 92L – tem uma chance média de se tornar uma depressão tropical no final desta semana.

As próximas tempestades nomeadas da temporada de furacões no Atlântico serão Idalia e Jose.

*com informações da CNN e The Palm Beach Post

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo