Estados Unidos Manchete

Tempestade tropical Hermine se transforma em furacão

Esse é o primeiro furacão a atingir a Flórida depois de 11 anos e deve atingir o centro e norte do Estado

Moradores se preparam para o Hurricane Hermine
Moradores se preparam para o Hurricane Hermine

A tempestade tropical Hermine se transformou no primeiro furacão da temporada 2016 e deve ser o primeiro furacão, depois de 11 anos, a atingir a Flórida. Hermine ganhou força na tarde de quinta-feira (1).

De acordo com o National Hurricane Center (NHC), os ventos já atingiram a velocidade de 75 milhas por hora e o furacão, ainda classificado na categoria 1, deve chegar à Flórida entre a noite de quinta-feira (1) e manhã de sexta-feira (2)..

O último furacão a atingir a Flórida foi Wilma em 2005 e causou diversos estragos. O sul da Flórida não deverá sentir o impacto de Hermine que está direcionado ao centro e norte do Estado.

O NHC informou que Hermine se encontra a cerca de 395 milhas (640 km) ao sul-sudoeste de Apalachicola (FL) e a cerca de 414 milhas de Tampa, no litoral oeste deste estado americano.

A oitava tempestade tropical da temporada de ciclones no Atlântico apresenta ventos máximos constantes de 40 milhas por hora e se desloca muito lentamente rumo ao norte com uma velocidade de translação de duas milhas por hora (4 km/h).

Os especialistas do NHC assinalaram que é esperado um “fortalecimento adicional” do sistema de baixa pressão nas próximas 48 horas, por isso Hermine poderia estar “próximo da força de um furacão quando tocar terra”.

Das oito tempestades tropicais formadas no Atlântico desde 1º de junho, três chegaram a se transformar em furacão, Alex, Earl e Gastón, e o segundo deles causou mais de 50 mortes no México no princípio de agosto.

Projeção para o furacão Hermine
Projeção para o furacão Hermine

Trajeto

Na noite de quinta-feira, a previsão é que Hermine atinja o norte da Flórida (região denominada “Panhandle”), afetando importantes cidades como Panama City e Tallahassee (capital estadual). Outras cidades no litoral oeste da Flórida, como a região da Baía de Tampa, também já sentem efeitos dos ventos e das ondas.

O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência. As autoridades estaduais emitiram alertas de evacuação em diversas localidades costeiras e interditaram pontes em razão do aumento das ondas, que pode gerar inundações. Ao mesmo tempo, escolas cancelaram as aulas.

Segundo a previsão do Centro Nacional de Furacões, o “Hermine” deverá atingir o estado da Geórgia na sexta-feira, 2 de setembro. Em seguida, irá se dirigir ao oceano Atlântico, passando pelo litoral das Carolinas e pela Virgínia ao longo do final de semana.

O que fazer em caso de furacão

1) Prepare plano de contingência. Visite http://flgetaplan.com

2) Acompanhe os alertas das autoridades locais em http://www.floridadisaster.org

3) Veja as zonas de evacuação por condado em http://www.floridadisaster.org/County_EM/county_list.htm# ou pelo telefone 850-921-0217

OBS: alguns condados encontram-se com alerta de evacuação obrigatória

4) Confira lista de abrigos públicos em http://floridadisaster.org/shelters/

5) Para obter maiores informações durante uma emergência (como vias fechadas, alertas de evacuação, abrigos disponíveis etc.), contate 800-342-3557

6) Para solicitar auxílio durante uma emergência (polícia, bombeiros, médicos), ligue 911

Para maiores informações, leia o Guia de Preparativos para a Temporada de Furacões do Consulado-Geral em Miami (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/preparativos_para_a_temporada_de_furacoes.xml)

O Consulado-Geral em Miami mantém plantão consular para casos emergenciais: (305) 801-6201.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo