Comunidade

Temporada de furacões 2018 começou no dia 1º de junho

Previsão é que a costa leste dos Estados Unidos, banhada pelo Oceano Atlântico, deve registrar entre 10 e 16 tormentas, das quais 4 a 9 podem tornar-se furacões de Categoria 3

De 4 a 9 tormentas podem tornar-se furacões de Categoria 3
De 4 a 9 tormentas podem tornar-se furacões de Categoria 3

DA REDAÇÃO – A temporada de furacões já começou e deve se estender até 30 de novembro. Quem vive na Flórida sabe o quanto é necessário estar atento e preparado para qualquer alerta do Serviço de Meteorologia sobre a formação de uma possível tormenta.

Este ano houve uma antecipação da temporada com a formação da tormenta subtropical Alberto que provocou muita chuva em sua passagem pela Flórida, mas causou estragos em Cuba, onde deixou quatro mortos e continuou seu rastro úmido até Michigan no norte dos EUA, onde se dissipou.

As previsões para esta temporada são animadoras. O Centro Nacional de Gerenciamento Oceânico e Atmosférico (NOAA, na sigla em inglês) prevê que a costa leste dos Estados Unidos, banhada pelo Oceano Atlântico, deve registrar entre 10 e 16 tormentas, das quais 4 a 9 podem tornar-se furacões de Categoria 3 – ou seja, quando os ventos atingem 74 milhas (119 km) ou mais.

O pico da temporada geralmente ocorre em agosto e os furacões são formados quando um grupo de tempestades se alimenta das águas quentes e da umidade do oceano. O ar então sobe para formar mais tormentas e é substituído pelo ar circundante.

Embaixo todo este ar sobe, e se desenvolve baixa pressão. A tormenta continuará a crescer desde que haja três ingredientes importantes: temperatura da água acima de 79 graus, mar aberto sem empecilho, como ilha, por exemplo, e alta pressão acima da tormenta. A combinação de ventos de alta velocidade dentro da tormenta, o movimento de avanço da tormenta e o recrudescimento dela podem levar a um furacão desastroso.

Os furacões são divididos por categorias:

Categoria 1: Ventos entre 74 e 95 mph (119 a 152 kph), que podem danificar casas, árvores e linhas de transmissão de eletricidade.

Categoria 2: Ventos de 96 a 110 mph (154 a 170 kph). Esses ventos podem arrancar árvores grandes, causar danos sérios às casas e levar ao corte de energia que podem durar de alguns dias a semanas.

Categoria 3: Com ventos de 111 a 129 mph (178 a 207 kph), Categoria 3 é considerado um furacão de grande porte. Pode provocar danos devastadores, e deixar a população sem água e energia por várias semanas.

Categoria 4: Com ventos variando de 130 a 156 mph (209 a 251 kph), furacões de Categoria 4 trazem danos catastróficos às casas, árvores e linhas de transmissão de energia e podem tornar os locais inabitáveis.

Categoria 5: Cinco é a categoria mais forte com ventos alcançando ou soprando 157 mph (252 kph). Esses furacões causam danos de incomensuráveis ao destruir completamente prédios e casas e transformar as áreas em locais sem condições de se viver.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo