Manchete Mundo

Terremoto atinge cinco países da América Latina e deixa pelo menos 16 mortos

Os tremores mais fortes aconteceram na costeira do Peru (magnitude 7,0) e Equador (magnitude 6,8); os países atingidos fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico, região com alta incidência de terremotos

Terremoto deixa mortos e feridos no Peru e Equador. Foto: DW

Pelo menos cinco países da América Latina registraram terremotos no sábado (18): Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Os tremores mais fortes aconteceram na costeira do Peru (magnitude 7,0) e Equador (magnitude 6,8), deixando pelo menos 16 mortos e centenas de feridos na região. O tremor mais forte na Argentina ocorreu em Mendoza (magnitude 5,0); Arica, no Chile, registrou magnitude 4,0; no México, o terremoto foi sentido na região de San Jose Del Cabo (magnitude 4,3). Todos os países atingidos fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico. Na região, concentram-se pelo menos 450 vulcões ativos, com alta incidência de terremotos — cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo ocorrem neste Círculo.

O governo brasileiro se colocou à disposição para cooperar com os países mais atingidos, Equador e o Peru. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil declarou: “Neste momento de grande pesar pelas perdas humanas e materiais decorrentes do abalo sísmico, o governo brasileiro expressa sua solidariedade aos Governos e ao povos equatoriano e peruano e afirma a disposição de prestar toda a cooperação possível às autoridades daqueles países no atendimento à emergência humanitária”. O Itamaraty não detalhou, porém, que tipo de ajuda será oferecida.

Na manhã de domingo (19), o Papa Francisco também demonstrou solidariedade às vítimas do terremoto. Durante a tradicional oração do Ângelus, o pontífice enviou condolências e ofereceu orações às vítimas e feridos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo