Estados Unidos Manchete

Terremoto de magnitude 7 atinge a maior cidade do Alasca

Governador declarou situação de desastre; ainda não há registro de vítimas

Redação da KTVA em Anchorage, Alasca, depois do terremoto
Redação da KTVA em Anchorage, Alasca, depois do terremoto

Um terremoto de magnitude 7 atingiu Anchorage, maior cidade do Alasca, na manhã desta sexta-feira (30). A informação é do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Autoridades chegaram a alertar para risco de tsunami, mas o aviso foi retirado mais tarde.

Há relatos de evacuação de prédios. Funcionários de empresas até voltaram a trabalhar, mas uma réplica do tremor de terra interrompeu de vez as atividades, segundo a agência Associated Press. Um repórter da AP relatou ter visto rachaduras em um prédio de dois andares logo após o terremoto.

Por causa dos estragos, o governador do Alasca, Bill Walker, assinou uma declaração de desastre e entrou em contato com a Casa Branca. Pelo Twitter, ele afirmou que as autoridades estão monitorando danos a estradas, pontes e prédios.

Por precaução, o serviço responsável pelos gasodutos que cruzam o Alaska mandou desligar o sistema para evitar danos. As autoridades locais pediram à população que avisasse sobre qualquer cheiro de gás.

Moradores também registraram estragos em casas, escolas, supermercados e nas estradas. Imagens mostram uma pista para carros parcialmente destruída.

A jornalista Cassie Schirm, da rede de televisão KTVA, publicou uma foto da redação do canal após o terremoto. Pedaços do forro caíram sobre o chão com a força do tremor.

Epicentro próximo à cidade

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do tremor foi a apenas cerca de 12 quilômetros a norte de Anchorage, cidade com cerca de 300 mil habitantes.

Inicialmente, as autoridades divulgaram que o terremoto atingiu magnitude 6,7. Mais tarde, o órgão revisou o número para 7

Pela manhã, um tremor de terra atingiu região próxima a Buenos Aires, capital da Argentina – no mesmo dia em que autoridades começam a se reunir na cúpula do G20. Não houve feridos. (Com informações do G1, CNN e AP).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo