Estados Unidos

Texas executa homem que assassinou mexicano por $8

O estado do Texas executou na terça-feira (6) o detento Juan García, condenado à morte por assassinar em 1998 um mexicano de quem roubou $8 em um assalto em Houston.

García, hispânico de 35 anos, foi declarado morto às 18h26 (horário local, 20h26 de Brasília) após receber uma injeção letal na prisão de Huntsville, segundo notificou o Departamento de Justiça Criminal do Texas.

Com a execução de García, a 11 do ano no Texas, o estado sulista superou as 10 efetuadas em 2014. Em todo o país já foram executadas 23 pessoas desde o início do ano.

O caso remonta a 17 de setembro de 1998 em Houston (Texas), quando García, acompanhado de três cúmplices, assassinou o mexicano Hugo Solano, de 32 anos, durante um assalto.

Solano morreu por quatro disparos na cabeça e no pescoço, um crime que García reconheceu ter cometido, embora tenha alegado que foi uma resistência e não um assassinato a sangue frio.

Os três cúmplices, dois deles primos de García, foram condenados a diversas penas de prisão.

Segundo as autoridades, García também participou durante as semanas anteriores e posteriores ao crime de Solano em pelo menos outros oito roubos e duas tentativas de assassinato.

Desde que a Corte Suprema reinstaurou a pena capital em 1976, o Texas executou 529 presos, quase 40% dos 1.417 mortos em todo o país. Antes que termine o ano, o Texas deve executar outros três réus.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo