Antonio Tozzi Esportes

Timão conquista seu 11º título da Copa São Paulo de Futebol ao bater o Cruzeiro na final

Kayke, o autor do gol do título corintiano na final da Copinha, mostra sua camisa para delírio da Fiel Torcida (Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)
Kayke, o autor do gol do título corintiano na final da Copinha, mostra sua camisa para delírio da Fiel Torcida (Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)

Nos festejos dos 470 anos do aniversário de São Paulo, neste 25 de janeiro, o clube mais popular da cidade bateu o Cruzeiro na final por 1 a 0, com o gol de Kayke aos 40 minutos da segunda etapa, para conquistar a competição pela 11ª vez em sua história, aumentando ainda mais sua vantagem sobre os demais competidores. Afinal o Corinthians já era o maior vencedor da Copinha com 10 títulos.

Antes deste ano, O Corinthians havia conquistado o título em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017. Além de ser o maior vencedor da competição de base, o Timão também foi o time a vencer a primeira edição da Copa São Paulo em 1969. Na final, derrotou o Nacional por 1 a 0. Este título vem com um sabore especial, pois evitou o tricampeonato do arquirrival Palmeiras, que era o atual bicampeão do torneio. Aliás, até hoje nenhum clube conseguiu conquistar a Copinha por três vezes seguida. E o Verdão foi eliminado precocemente nas oitavas de dinal ao perder para o Aster de Itaquaquecetuba.

O time paulista fez uma ótima campanha nesta edição do torneio. Na fase de grupos, o Corinthians avançou em primeiro em sua chave, com sete pontos, sendo duas vitórias e um empate, além de sete gols. Na segunda fase, o Timãozinho sofreu um pouco mais. Ao empatar por 2 a 2 com o Guarani, avançou nos pênaltis ao fazer 5 a 4 no adversário.

Na sequência, já na terceira fase, o Corinthians enfrentou o Atlético-GO e não teve dificuldades em golear o rival por 4 a 1 e garantir sua vaga nas oitavas de final, onde enfrentou e venceu o CRB com uma goleada de 6 a 0.

O Alvinegro paulista mostrava a cada jogo que estava disposto e mostrar o motivo de ser o maior campeão do torneio. E, nas quartas de final, eliminou o América-MG, por 2 a 0. Por fim, encarou o Novorizontino, uma das surpresas da competição, e fez 3 a 0, carimbando sua vaga para a decisão de 2024.

A final não foi fácil para o Timão. A primeira metade da decisão da Copinha foi animada e começou com domínio do Cruzeiro, que criou as melhores oportunidades e assustou a defesa do Corinthians. A melhor chance dos mineiros foi logo aos nove minutos, quando Arthur não conseguiu aproveitar rebote de Felipe Longo e chutou para fora. Aos poucos, o Corinthians foi reagindo e conseguiu equilibrar as ações, terminando a primeira etapa no ataque. A melhor chance do Timão foi aos 45 minutos, com Higor, que não pegou bem na bola após bate e rebate dentro da área. 

Na segunda metade, o Cruzeiro criou, exigiu boas defesas do goleiro Felipe Longo, mas a individualidade decidiu a favor do Timão: Kayke recebeu na entrada da área, acertou um belo chute e decidiu a Copinha para delírio da Fiel Torcida que lotou a Neo Química Arena e comemorou bastante o título.

Bem, se o time profissional não vem arrancando suspiros, pelo menos a garotada colocou um sorriso na galera dos corintianos, tão carentes de conquistas ultimamente.


Mengão se prepara para o segundo amistoso, em Orlando, após vitória contra o Philadelphia Union 

Luiz Araujo está participando da pré-temporada do Flamengo na Flórida e querendo mostrar serviço para o técnico Tite a fim de ganhar uma posição no time titular (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Luiz Araujo está participando da pré-temporada do Flamengo na Flórida e querendo mostrar serviço para o técnico Tite a fim de ganhar uma posição no time titular (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Tite está aproveitando a pré-temporada para dar um polimento ao Flamengo – que está se transformando em Flamenguai – além de Arrascaeta, o treinador promoveu Varela como titular e o clube ainda contratou De La Cruz (que já estreou) e Matias Viña (que vai se integrar à equipe nos EUA) – com a presença de quatro uruguaios em nível de seleção.

O treinador flamenguista vem observando os treinamentos para montar diversas formações e, sejamos sinceros, opções não faltam ao experiente técnico. Afinal, o objetivo é transformar o Flamengo em um clube predominante no futebol sul-americano. A diretoria abriu os cofres (abarrotados com o faturamento de R$1.3 bilhão) e vem investindo forte para conquistar as principais competições .

A pré-temporada floridiana mostrou o Rubro-Negro carioca apresentando um Everton Cebolinha em forma na vitória por 2 a 0 sobre o Philadelphia Union, no último domingo (21). Os treinos fazem parte dos trabalhos para aprimorar a parte tática visando a partida contra o Orlando City, no próximo sábado (27), à 1:00 pm (horário de Miami).

 Vale lembrar, que na última partida Tite promoveu a estreia de três novos jogadores: os Garotos do Ninho, Carbone e Caio Barone, e a nova contratação rubro-negra, o uruguaio De La Cruz.


Real Madrid volta a ser o clube mais rico do mundo, e Flamengo é o melhor sul-americano

O zagueiro brasileiro Eder Militão renovou seu contrato com o Real Madrid, clube mais rico do mundo, até junho de 2028 (Foto: Site oficial do Real Madrid)
O zagueiro brasileiro Eder Militão renovou seu contrato com o Real Madrid, clube mais rico do mundo, até junho de 2028 (Foto: Site oficial do Real Madrid)

Considerado o melhor clube no mundo, o Real Madrid foi aquerle que mais faturou na temporada 2022/2023. Em estudo divulgado pela empresa “Deloitte”, o time espanhol aparece em primeiro lugar, com receita de 831,4 milhões de euros (cerca de R$ 4,4 bilhões). O Flamengo não entrou no top 30, mas foi citado pela companhia como próximo de alcançar a lista e um possível desafiante à hegemonia europeia, junto com o Inter Miami.

O pódio tem ainda Manchester City, da Inglaterra, e Paris Saint-Germain, da França. Os números fazem parte do tradicional relatório “Football Money League”, da Deloitte, divulgado anualmente.

O Real Madrid teve um aumento de 16% na última temporada e reassumiu a liderança de receitas no mundo após um período longe. No último ano, o Manchester City havia ficado em primeiro lugar no ranking – antes, o Barcelona esteve no topo durante dois anos consecutivos.

O estudo avalia três tipos de receitas: matchday (ingressos para a temporada e bilheteria); direitos de transmissão (incluindo participações em ligas, copas e competições europeias); e comercial (marketing, patrocínios e outros).

Confira os 30 clubes mais ricos do mundo:

Real Madrid – 831,4 milhões de euros

Manchester City – 825,9 milhões

PSG – 801,8 milhões

Barcelona – 800,1 milhões

Manchester United – 745,8 milhões

Bayern de Munique – 744 milhões

Liverpool – 682,9 milhões

Tottenham – 631,5 milhões

Chelsea – 589,4 milhões

Arsenal – 532,6 milhões

Juventus – 432,4 milhões

Borussia Dortmund – 420 milhões

Milan – 385,3 milhões

Inter de Milão – 378,9 milhões

Atlético de Madrid – 364,1 milhões

Eintracht Frankfurt – 293,5 milhões

Newcastle United – 287,8 milhões

West Ham – 275,1 milhões

Napoli – 267,7 milhões

Olympique de Marselha – 258,4 milhões

Aston Villa – 250,5 milhões

Benfica – 233,4 milhões

Brighton – 231,3 milhões

Roma – 214,9 milhões

Sevilla – 214,3 milhões

Fulham – 209,8 milhões

Leeds – 207,8 milhões

Crystal Palace – 206,5 milhões

Lyon – 199,1 milhões

Everton – 198 milhões

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo