Antonio Tozzi Esportes

Tiroteio marca abertura da Copa do Mundo Feminina na Nova Zelândia

Edina Alves comandou a equipe de arbitragem no jogo entre Austrália e Irlanda (Foto: Agência Brasil)
Edina Alves comandou a equipe de arbitragem no jogo entre Austrália e Irlanda (Foto: Agência Brasil)

A seleção da Noruega, que está hospedada em Auckland, na Nova Zelândia, acordou com um susto. Um tiroteio perto do hotel na cidade da estreia da Copa do Mundo Feminina deixou três pessoas mortas, entre elas o atirador que gerou o incidente. Segundo o jornal Stuff, jogadoras norueguesas foram acordadas pelo barulho do incidente. A Federação local garantiu a segurança para o jogo inicial, às 4:00 am da quinta-feira (20).

Segundo a polícia, um homem abriu fogo em um prédio em construção perto da Britomart, uma das principais estações de trem da capital neozelandesa. O local fica a 200 metros do hotel onde a Noruega está hospedada. Duas pessoas foram mortas e seis estão feridas, das quais três em estado grave. O atirador foi morto pela polícia.

A polícia agora investiga a motivação da ação do atirador. Policiais estão entre os feridos. O primeiro-ministro neozelandês, Chris Hipkins, garante que não há qualquer ameaça à segurança nacional e à organização da Copa do Mundo.

Fora o susto, a seleção nórdica não sofreu qualquer efeito do incidente. A capitã da Noruega, Maren Mjelde, garantiu que o time está bem. A delegação foi acordada pelos barulhos dos helicópteros e dos tiros na região.

E a Copa do Mundo Feminina de 2023 começou com um resultado surpreendente. A anfitriã Nova Zelândia bateu a Noruega por 1 a 0 e conquistou sua primeira vitória na história dos Mundiais. Wilkinson, com grande atuação, marcou o único gol da partida, que abriu o torneio em Auckland.

Na abertura do torneio, que promete ter a melhor média de público da história das Copas do Mundo Femininas, a torcida marcou presença no Eden Park, o estádio nacional do futebol neo-zelandês. Foram 42.137 torcedores presentes na abertura do Mundial, configurando o maior público de uma partida de futebol na história da Nova Zelândia.

Coanfitriã da Copa do Mundo Feminina, a Austrália estreou com vitória em Sydney. Na partida de abertura do grupo B, as Matildas derrotaram a Irlanda por 1 a 0, com gol de pênalti de Catley, aos 6 minutos do segundo tempo, com arbitragem brasileira. A juíza Edina Alves teve boa atuação, marcando corretamente o pênalti que originou o único gol do jogo. As assistentes Neuza Back e Leila Cruz completaram o trio de arbitragem. Daiane Muniz foi a responsável por operar o VAR (árbitro de vídeo).

O jogo estabeleceu novo recorde de público de uma partida de futebol feminino na Austrália. O Estádio Olímpico de Sydney recebeu 75.784 pessoas.


Copa Sul-Americana

Timão valente vence no Peru

Maycon fez o gol que abriu o caminho  para a vitória corintiana (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Maycon fez o gol que abriu o caminho para a vitória corintiana (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Oitenta mil torcedores no Estádio Monumental de Lima e a gana da equipe do Universitario pressionaram o Corinthians de maneira absurda. Mas o time paulista superou pressão extracampo e mostrou garra para avançar na Copa Sul-Americana. Mesmo em cenário hostil, o Timão venceu o rival peruano por 2 a 1 na noite da terça-feira(18) e se classificou às oitavas de final do torneio  – já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, em Itaquera. Maycon abriu o placar para os brasileiros, Flores, de pênalti, empatou, e o garoto Ryan fez o gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo. 

Logo depois, uma confusão generalizada deixou o jogo parado por dez minutos – após empurrões, proteção da polícia aos jogadores do Timão e revolta dos peruanos. Tensão que começou há uma semana, na prisão do preparador físico do Universitario em São Paulo, acusado de ato racista contra torcedores corintianos.

O final foi caótico no Monumental de Lima. Houve polícia em campo, troca de empurrões, quatro jogadores expulsos e 22 minutos de acréscimo. Tudo começou após o segundo gol do Corinthians, anotado por Ryan aos 46 da etapa final. Na comemoração, o jogador tirou a camisa e a mostrou em direção à torcida rival. A confusão se instalou, policiais entraram em campo e alguns deles chegaram a ser empurrados por jogadores do Universitario. Com tanta confusão, o segundo tempo só terminou aos 77 minutos.

Com a classificação, o Corinthians enfrenta o Newell’s Old Boys nas oitavas de final – em dias e horários a definir, nas semanas de 2 e 9 de agosto. O Timão inicia a disputa em casa e decide na Argentina.

Agora, o Corinthians volta atenções ao Campeonato Brasileiro. O time volta a campo no próximo sábado (22), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Coelho goleia Colo-Colo e vai às oitavas da Sula

Mastriani comemora um dos dois gols marcados na goleada sobre o time chileno (Foto: Mourão Panda/América-MG)
Mastriani comemora um dos dois gols marcados na goleada sobre o time chileno (Foto: Mourão Panda/América-MG)

Mesmo sendo o último colocado no Brasileirão, o América-MG mostrou força no playoff da Copa Sul-Americana e atropelou o Colo-Colo no primeiro tempo e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com três gols em 25 minutos, o Coelho revertou o placar adverso do Chile, onde perdeu por 2 a 1. No segundo tempo, viu o time chileno diminuir com Thompson após vacilo da defesa. Com dois gols de Matheusinho, outros dois de Mastriani, e Saldivia (contra) Coelho venceu por 5 a 1, no Independência. No agregado, vitória mineira por 6 a 3. Nas oitavas de final da competição, o América-MG enfrentará o Bragantino, com data a ser definida. 

Pelo Campeonato Brasileiro, o Coelho entra em campo no sábado (22), contra o Flamengo, no Maracanã, pela 16ª rodada. Eliminado da Sul-Americana, o Colo-Colo entra em campo agora pelo Campeonato Chileno, no domingo (23), contra o Ñublense. 

Botafogo confirma o favoritismo e está nas oitavas da Sula

Jogadores do Botafogo comemoram o gol de Luis Henrique no empate com o Patronato da Argentina (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Jogadores do Botafogo comemoram o gol de Luis Henrique no empate com o Patronato da Argentina (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O Botafogo empatou por 1 a 1 com o Patronato-ARG, na noite da quarta-feira (19), no Nilton Santos, e avançou às oitavas de final da Sul-Americana. O time vai enfrentar o Guaraní-PAR na próxima fase. A partida marcou a estreia do técnico Bruno Lage à frente do time.

Com uma equipe mista, o Fogão usou bem a vantagem adquirida no jogo de ida, quando venceu por 2 a 0 na Argentina, e não passou sustos. Luis Henrique abriu o placar com apenas dois minutos de jogo. Arce empatou para o Patronato no segundo tempo, mas em nenhum momento o clube argentino ameaçou a classificação dos brasileiros.

Os confrontos contra o Guaraní-PAR, pelas oitavas de final, ocorrerão nas semanas de 2 e 9 de agosto. O jogo de ida será no Estádio Nilton Santos.

Antes, no entanto, o Botafogo jogará pelo Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será contra o Santos, no domingo (23), na Vila Belmiro.


Inter Miami pode ter estreia de Lionel Messi nesta sexta-feira (21)

Titularidade de Messi no Inter Miami depende do técnico Tata Martino (Foto: MLS)
Titularidade de Messi no Inter Miami depende do técnico Tata Martino (Foto: MLS)

David Beckham, um dos donos do Inter Miami, afirmou que a estreia de Messi pelo clube americano será mesmo nesta sexta-feira (21), pela Copa das Ligas. Para ele, a dúvida é se o craque argentino já será titular, no jogo contra o Cruz Azul, do México, fora de casa.

Apesar da grande expectativa em cima de Messi, Beckham fez questão de exaltar a necessidade de adaptação aos Estados Unidos. O astro inglês, que foi jogador do Los Angeles Galaxy de 2007 a 2012 – com dois empréstimos ao Milan no meio desse período -, rechaçou uma mudança da água para o vinho no Inter Miami, que está em último lugar na Conferência Leste da MLS e tem apenas uma vitória nos últimos dez jogos.

– Uma das semelhanças será de quando vim, que de repente todo mundo pensava “LA vai ganhar tudo, vencer todo jogo por 7 a 0, 8 a 0, ninguém vai mais conquistar nada”. Os primeiros dois anos foram um desafio, me acostumar com tudo, elevar o clube e a liga mais profissionalmente, mas as coisas mudaram muito rapidamente. Estamos num patamar definitivamente diferente de 2007 – apontou Beckham.

Outro reforço do Inter Miami, o volante espanhol Busquets também tem previsão de estreia para o jogo desta sexta.

O clube da Flórida também acertou com o lateral-esquerdo Jordi Alba, mas falta a assinatura do contrato, segundo o empresário Jorge Mas, coproprietário do time. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo