Estados Unidos

Tornado de fogo: Califórnia emite alerta para fenômeno raro

O fenômeno teria sido visto no sábado a tarde, durante um incêndio florestal no norte do estado.

Tornado de fogo (foto: nevada_traveller/Twitter)
Tornado de fogo (foto: nevada_traveller/Twitter)

As autoridades meteorológicas da Califórnia estão investigando os relatos de uma ocorrência rara: tornados de fogo. O fenômeno teria sido visto no sábado à tarde, durante um incêndio florestal no norte do estado.

O National Weather Service (NWS) deu conta de cinco eventos com rotação, mas não consegue confirmar que todos são tornados de fogo. Ainda assim, no sábado, o serviço emitiu um alerta para possíveis tornados causados por fogo, no condado de Lassen: “Devido à possibilidade de ventos muito fortes, causados pelo fogo, e condições extremas de incêndio, com risco para bombeiros, foi emitido um alerta para tornados, por forma a consciencializar as pessoas na área”, diz o comunicado.

Os tornados de fogo podem ser enormes e fatais. Em 2018, um deles matou um bombeiro e o motorista de uma escavadeira, que lutava contra o grande incêndio da cidade de Carr, também na Califórnia. Quando o serviço meteorológico local realizou uma pesquisa sobre a magnitude daquele “firenado”, o órgão determinou que o fenômeno era equivalente a um tornado EF-3 com ventos superiores a 180mph.

As autoridades na Califórnia, Oregon e Colorado estão lutando contra uma série de incêndios florestais que queimaram coletivamente mais 40 mil hectares — e a situação pode piorar com o intenso calor que atinge grande parte dos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo