Estados Unidos

Tornados atingem Oklahoma, Texas, Missouri e Arkansas

Pelo menos 19 tornados ‘varreram’ esses estados, que declararam situação de emergência

Morador Dawson Henry registrou momento em que tornado atingiu a cidade de Mangun, Oklahoma (FOTO CNN cedida por Dawson Henry)
Morador Dawson Henry registrou momento em que tornado atingiu a cidade de Mangun, Oklahoma (FOTO CNN cedida por Dawson Henry)

Bombeiros de Oklahoma estão trabalhando de forma incansável desde ontem (20) quando tornados atingiram a região. Nesta terça-feira (21), um tornado foi visto próximo ao aeroporto principal de Tulsa, ao passo que 22 milhões de pessoas na região central dos Estados Unidos enfrentam condições climáticas difíceis que trouxeram granizo, chuvas fortes e inundações, informou o National Weather Service.

O tornado próximo ao aeroporto internacional de Tulsa foi um dos cerca de 19 que atingiram a região desde a noite de segunda-feira (20), segundo o NWS. Não houve registros imediatos de ferimentos graves, e as autoridades do aeroporto não responderam prontamente a pedidos por comentários. A idade de El Reno, localizada a 28 milhas de Oklahoma City, retirou moradores de áreas afetadas pelas enchentes.

O serviço espera condições climáticas severas no Texas, em Louisiana, no Alabama e mais para o norte, em Iowa e Nebraska, nos próximos dias.

“Enchentes ainda não uma grande preocupação”, afirmou Otto. “Algumas áreas podem receber mais 5 centímetros de chuva nas próximas horas, mas isso chega depois de outros 12,5 a 25 centímetros vistos em algumas áreas”, explicou o meteorologista Rich Otto.

Outro sistema de tempestades está se formando e pode atingir os mesmos Estados do sul no final desta semana. “A área toda é o alvo, e novas levas de tempestades intensas são possíveis”, alertou o meteorologista.

Mulher foi resgatada

Nesta terça-feira (21), bombeiros salvaram uma mulher que foi arrastada pelas enchentes e estava segurando em uma árvore para não ser levada. O resgate jogou uma corda para puxar a mulher, que foi salva sem ferimentos.

Todos esses estados estão sob alerta de chuvas, alagamentos e tornados nos próximos dias. (Com informações da Reuters e CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo