Várias comunidades em Wisconsin e Minnesota foram atingidas por tornados na quinta-feira (15), em meio a uma onda de tempestades alimentadas por calor recorde. Casas ficaram danificadas, ruas foram bloqueadas por árvores e fios caídos, e uma pessoa foi hospitalizada em Juneau, segundo autoridades locais.
Pelo menos nove tornados foram registrados. As tempestades se formaram ao longo da tarde e da noite e já causaram estragos em cidades como New Richmond e Dodge County. Em algumas regiões, casas perderam o telhado e moradores precisaram procurar abrigo. Mas a previsão é de que o pior ainda está por vir: na sexta-feira (16), estados ao sul como Missouri, Kentucky, Indiana e partes do Tennessee estão sob risco de tempestades violentas. O National Weather Service alerta para ventos acima de 130 km/h, granizo gigante e tornados fortes, inclusive à noite.
O risco continua no fim de semana. Maio costuma ser o mês com mais tornados nos EUA e, até agora, 2025 já é o terceiro ano com mais atividade registrada na história.