Estados Unidos Geral Manchete

Tornados devastam 5 estados americanos; no Kentucky, governador fala em mais de 50 mortos

Pelo menos 30 tornados varreram os estados do Arkansas, Illinois, Missouri, Tennessee e Kentucky na noite de sexta para sábado, deixando um rastro histórico de morte e devastação

Cidade de Mayfield, no Kentucky, devastada após passagem dos tornados (foto:Michael Gordon/ Reuters)

Mais de 30 tornados atingiram partes das regiões meio-oeste e sul dos EUA entre a noite de sexta (10) e a madrugada deste sábado (11), deixando um trágico rastro de destruição e morte. No Kentucky, o governador Andy Beshear estimou que até 100 pessoas podem ter perdido suas vidas em uma noite que ele classificou de “a mais difícil da história do estado”. “Acredito que o número de kentuckianos mortos nestes eventos excederá 50, provavelmente entre 70 a 100 “, disse Beshear em uma coletiva de imprensa na manhã deste sábado.

A cidade mais atingida do estado foi Mayfield, onde um tornado atingiu uma fábrica de velas com dezenas de funcionários em atividade. Segundo o canal de televisão local WLKY, mais de 40 trabalhadores foram resgatados, mas ainda não há confirmação de quantos estavam no local no momento do impacto. “Vamos perder muitas vidas naquela fábrica”, falou o governador. “É uma situação muito terrível neste momento.”

Os estados do Arkansas, Illinois, Missouri e Tennessee também foram duramente golpeados, conforme confirmou Bill Bunting, chefe de operações do Storm Prediction Center que é parte do National Weather Service. No Illinois, os ventos fortes arrancaram os telhados de um depósito da Amazon matando três pessoas entre os pelo menos 50 trabalhadores que estavam em serviço. Outros três óbitos foram registradas no Tennessee, e dois no Arkansas, sendo uma vítima um idoso que estava em um abrigo.  Estima-se que o trajeto dos tornados incluiu mais de 500 milhas entre esses cinco estados.

As cenas cinematográficas de destruição incluem prédios e igrejas destroçados e um trem com 27 vagões vazios arrancado dos trilhos em Hopkins County, Kentucky. De acordo com o site poweroutage.us, mais de 290 mil consumidores em seis estados estavam sem energia elétrica nesta manhã. O presidente Joe Biden determinou que recursos federais sejam enviados imediatamente para os locais mais necessitados, conforme afirmou a Casa Branca.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo