Antonio Tozzi Esportes

Três competições de futebol começaram esta semana

Lionel Messi liderou o Inter Miami na vitória sobre o Real Salt Lake (Foto: Inter Miami CF)
Lionel Messi liderou o Inter Miami na vitória sobre o Real Salt Lake (Foto: Inter Miami CF)

A abertura oficial da temporada da MLS, liga americana de soccer, o início da segunda fase da Pré-Libertadores da América e os jogos inaugurais da Copa do Brasil marcaram o começo da temporada 2024 para essas importantes competições.

Para ficarmos em nossa seara, vamos iniciar falando sobre a temporada 2024 da MLS (Major League Soccer), que teve como partida de abertura o jogo entre Inter Miami CF e Real Salt Lake no Chase Stadium em Fort Lauderdale.

Os fãs que foram ao campo puderam ver o astro Lionel Messi bastante motivado para cumprir uma temporada decente e, quem sabe, levar sua equipe a brigar pelo título da competição.

Lionel Messi, o maior ídolo do mundo, já havia humilhado um adversário, dado uma assistência, escapado de um zagueiro lesionado com um movimento insano e até conversado com o ator vencedor do Oscar Will Smith – tudo isso antes do intervalo da partida de abertura da temporada regular da MLS 2024 entre Inter Miami CF e Real Salt Lake no Chase Stadium.

Mais magia de Messi se seguiria no segundo tempo, especificamente uma corrida e um passe para o companheiro de equipe Luis Suárez, aos 83 minutos, que levou à decisão de Diego Gómez para a vitória de 2 a 0 dos Herons.

O Miami esteve longe de ser perfeito, principalmente na defesa. Mas o seu astro nº 10 estava em ótima forma e fez com que a tão esperada campanha do Miami começasse com vitória.

“Eu o vi muito solto, muito fino, com muita velocidade”, disse o técnico Gerardo Martino sobre Messi após a partida. “Há algo nele que não acontece com outros jogadores: ele pode pegar a bola, mesmo longe do gol, e dá a sensação de que a jogada vai se transformar em uma chance de gol.”

Com certeza, uma dessas chances de gol permitiu que Gómez encerrasse o jogo depois que o RSL ameaçou anular o gol de abertura de Robert Taylor aos 39 minutos – que também saiu de um passe de Messi – várias vezes ao longo do segundo tempo.

O oito vezes vencedor da Bola de Ouro pode muito bem fazer mais uma apresentação exigente – e atrair mais astros de Hollywood – no domingo à noite, quando o Miami visitar o LA Galaxy durante o fim de semana do MLS is Back.

O jogo marcou ainda a estreia de Luis Suárez como companheiro de equipe de Messi, revivendo os bons tempos do Barcelona ao lado de seu amigo, de Sergio Busquets e de Jordi Alba. “Estou muito feliz de estar jogando aqui”, declarou o craque uruguaio, que atuou pelo Grêmio no ano passado. Ironicamente, enquanto os companheiros do Barça estavam vibrando por reviver os bons momentos, Dani Alves estava aguardando sua sentença, dada pela Justiça da Espanha.


Cruzeiro protagoniza primeira zebra na Copa do Brasil

O Cruzeiro, maior vencedor da Copa do Brasil, deixa o torneio precocemente ao ser eliminado pelo Souza da Paraíba (Foto: Cruzeiro/Staff Imagens)
O Cruzeiro, maior vencedor da Copa do Brasil, deixa o torneio precocemente ao ser eliminado pelo Souza da Paraíba (Foto: Cruzeiro/Staff Imagens)

O Cruzeiro está eliminado da Copa do Brasil. O time celeste deixou a competição na primeira fase do torneio após perder por 2 a 0 para o Sousa, da Paraíba, na noite da quarta-feira (21), no Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão, na cidade paraibana que dá nome ao clube. Danillo Bala, que entrou na segunda etapa, fez os dois gols do Dino.

Chamar o que se viu durante mais de 90 minutos de jogo de futebol seria um eufemismo. Fortes chuvas castigaram o campo durante todo o dia e com as equipes em campo, o que fez com que o gramado se tornasse uma piscina.

Jogar futebol no Marizão foi impraticável e, com o regulamento embaixo do braço, o Cruzeiro abriu mão de tentar construir jogadas, algo entendível pela dificuldade de remar contra a maré de um rio que se formou no gramado. Durante o jogo, boas chances para as duas equipes, com o Sousa chegando mais perto do gol. E no final da partida, a equipe paraibana foi premiada com um bate-rebate na área, que resultou no gol de Danillo Bala, aos 43 do segundo tempo.

E ainda tinha tempo para mais, seis minutos depois, Danillo Bala arriscou de muito longe para fazer um golaço, mandando um chutaço. A bola ainda tocou no travessão antes de morrer no fundo da rede defendida por Rafael Cabral.

O Sousa agora espera o vencedor da partida entre Petrolina (PE) e Cascavel (PR), que se enfrentam em Pernambuco, na próxima quarta-feira (28).


Botafogo fica no empate contra o Aurora na Conmebol Libertadores

O Botafogo mais uma vez foi castigado ao tomar um gol nos minutos finais da partida (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O Botafogo mais uma vez foi castigado ao tomar um gol nos minutos finais da partida (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo voltou de Cochabamba com o empate de 1 a 1 com o Aurora, da Bolívia, na bagagem, na quarta-feira (21). Embora o resultado tenha sido razoável, o Fogão mais uma vez teve de amargar um resultado decepcionante ao tomar um gol nos acréscimos da partida.

O alvinegro sofreu na altitude de 2.500 metros acima do nível do mar e em um gramado precário, mas saiu na frente com o gol de Junior Santos, depois de Tiquinho Soares ter perdido um pênalti. Porém, em vez de continuar atuando no ataque, o time de Tiago Nunes (que foi expulso ao final da partida), optou por recuar. Isso serviu para atrair a modesta equipe boliviana que, de tanto insistir, acabou conseguindo o gol de empate com Torrico. 

Agora, o Botafogo receberá o Aurora na próxima semana no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Uma vitória simples será suficiente para garantir o Glorioso na próxima fase. Entretanto, não terá o técnico Tiago Nunes no commando, porque ele foi demitido na manhã da quinta-feira (22).

Bragantino não sai do 0 a 0 na Colômbia

O Red Bull Bragantino foi até Medellín, na Colômbia, na terça-feira (20), enfrentar o Águilas Doradas, equipe estreante em torneios internacionais.

Embora tenha sido superior ao adversário, a equipe do técnico Pedro Caixinha não conseguiu transformar em gols as oportunidades criadas e teve de se contentar com o 0 a 0, em uma partida morna, com poucas chances de gols para os dois times.

Na próxima terça-feira (27), o Massa Bruta receberá o time colombiano em seu estádio, o Nabizão, precisando apenas de uma vitória simples para passar à próxima fase.

Caso Red Bull Bragantino e Botafogo confirmem o favoritismo, os dois times da Série A do Brasileirão se enfrentarão na terceira fase. O vencedor do duelo se classifica para a  Copa Libertadores da América, enquanto o perdedor terá de se contentar em disputar a Copa Sul-Americana em 2024.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo